Início Desporto Benfica vai disputar pela primeira vez a final Taça Intercontinental de Sub-20 no Uruguai

Benfica vai disputar pela primeira vez a final Taça Intercontinental de Sub-20 no Uruguai

No próximo dia 21 de agosto, o Benfica e o Peñarol vão disputar a primeira Taça Intercontinental de Sub-20, no Estádio Centenário, em Montevidéu, a capital do Uruguai. É de salientar que este troféu vai disputar-se, pela primeira vez, no escalão sub-20, colocando frente a frente os vencedores portugueses da UEFA Youth League e os uruguaios, vencedores da versão para os mais novos da Libertadores.

No escalão sénior, as duas formações já se defrontaram de forma oficial, na Taça Intercontinental, em 1961. Recuando a esse ano, e nessa competição, o Benfica apresentou-se como o primeiro clube a sagrar-se campeão europeu, após os cinco títulos consecutivos do Real Madrid. Porém, o Peñarol já era repetente nesta competição e havia conquistado, pela segunda vez consecutiva, a Copa Libertadores, após derrotar o Palmeiras. Desta vez, pode ser que as odds em sites como 1xBet Sede estejam mais favoráveis à equipa portuguesa.

O encontro da década de 60 do século passado não traz boas memórias aos encarnados, uma vez que o Peñarol levou a vitória, por um expressivo 5-0. Nessa altura, houve ainda um jogo de desempate que o Peñarol venceu, por 2-1, com golos de Sasía (2) e Eusébio. Agora, o Benfica vai seguir rumo ao Uruguai, depois de ter conquistado, pela primeira vez, a UEFA Youth League em futebol, ao golear na final, disputada em Nyon, na Suíça, os austríacos do Salzburgo, por 6-0.

Este encontro terá um interesse especial, sobretudo porque três dos jogadores mais influentes poderão não estar presentes. São eles: Martim Neto, Henrique Araújo e Diego Moreira. Estes jogadores já se estrearam no plantel principal na última época, no entanto, neste momento estão em estágio às ordens de Roger Schmidt. O objetivo deste esforço é comum aos três: a conquista de um lugar na equipa principal. Dos três, os adeptos têm uma grande expectativa sobretudo para ver a prestação de Henrique Araújo, um jogador madeirense, avançado e que foi considerado o melhor jovem da Liga 2 em 2021/22.

A UEFA Youth League é uma competição que nasceu em 2013/14, disputada pelas equipas sub-19 dos clubes apurados para a fase de grupos da Liga dos Campeões da UEFA, juntando-se a estes, os campeões nacionais sub-19 dos 32 clubes campeões nacionais nesse escalão. No ano em que surgiu esta competição, foi o Barcelona que trouxe o troféu, a quem se seguiu o Chelsea (em 2014/15 e em 2015/16), o Red Bull Salzburg (em 2016/17), novamente o Barcelona (em 2017/18), o FC Porto (em 2018/19), o Real Madrid (em 2019/20) e o Benfica (em 2021/22).

Já o Peñarol foi o vencedor da Copa Libertadores Sub-20, com o resultado de 1-1, em fevereiro deste ano, ao defrontar o Independiente del Valle, sendo que nos penaltis, a equipa levou a melhor, por 4-3. Brian Mansilla, do Peñarol, destacou-se como o jogador que levou a cabo mais assistências.

A Taça Intercontinental sub-20 que vai ser disputada entre o Benfica e o Peñarol marcará o início de uma edição de duelo entre os campeões, que decorrerá em cada um dos continentes. Em 2022, será disputado no Uruguai, enquanto em 2023 será organizado na cidade do clube europeu vencedor da UEFA Youth League.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!