Macau anuncia acordo com BNA na área de supervisão financeira - Plataforma Media

Macau anuncia acordo com BNA na área de supervisão financeira

A Autoridade Monetária de Macau (AMCM) anunciou hoje que firmou um acordo com o Banco Nacional de Angola na área da supervisão financeira.

O memorando de entendimento (MoU, na sigla inglesa), assinado com o banco central de Angola a 6 de julho à distância, define “o quadro de cooperação entre as duas partes” em matérias de colaboração de “supervisão financeira, troca de informações, gestão de crises, intercâmbio de pessoal, entre outras”, lê-se num comunicado da AMCM.

Leia também: Angola pede mais ‘flexibilidade’ para o fundo do Fórum Macau

O objetivo, acrescenta-se na nota da instituição reguladora financeira de Macau, passa por “viabilizar a manutenção conjunta do funcionamento estável das instituições financeiras das duas jurisdições, no âmbito de um mecanismo de cooperação de supervisão financeira sólida”. A AMCM considera que este acordo vai contribuir para uma maior “articulação com os bancos centrais dos países de língua portuguesa” e promoção da “cooperação multilateral” sino-lusófona.

Nesse sentido, conclui-se no comunicado, esta será uma forma de solidificar “o papel de Macau na qualidade de plataforma de prestação de serviços financeiros entre a China e os países de língua portuguesa.”

Leia também: Universidade de Macau doa protótipos de ventiladores a Angola e Moçambique

À Lusa, a AMCM disse que, “devido à pandemia”, o memorando de entendimento “não foi assinado presencialmente”, mas “enviado para a outra parte pelos serviços de correios e depois assinado”.

Este artigo está disponível em: English

Related posts
EconomiaMoçambique

Tribunal rejeita recurso de empresa chinesa acusada de contrabando em Moçambique

ChinaPortugal

China cria centro de negócios que aposta em parceria estratégica com Portugal

AngolaCabo Verde

Fórum de Macau: “Uma nova página na História”

ChinaBrasil

Comércio sino-brasileiro deve explorar novas áreas

Assine nossa Newsletter