Início » Presidente da República destaca projeto de aproximação dos povos da comunidade

Presidente da República destaca projeto de aproximação dos povos da comunidade

César Esteves

O Presidente da República, João Lourenço, destacou, quarta-feira em Lisboa, o trabalho “árduo e bem sucedido” dos homens e mulheres envolvidos no projeto de aproximação dos povos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Na mensagem deixada no livro de honra, durante a visita à sede da CPLP, o Chefe de Estado sublinhou o esforço “grandioso que (todos) vêm fazendo com êxito”, tendo em vista o estreitamento dos laços históricos que unem os Estados-membros na base da língua comum.

 O Presidente da República, que efectuou a primeira visita ao Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, em Lisboa, Portugal, na qualidade de líder em exercício da organização, reconheceu os feitos alcançados.

 “Temos sabido projectar, pela acção de cada um dos países e dos seus respectivos povos, um presente e um futuro de cooperação multidisciplinar que se vem revelando profícuo e promissor, nas diferentes áreas da vida económica, social e política das nossas Nações, sobressaindo, em tudo isto, a força da interacção cultural que nos liga e que confere uma grande singularidade a esta Associação de Países de Língua Oficial Portuguesa”, refere na mensagem.

 O Chefe de Estado desejou, na mensagem, a todas as pessoas envolvidas nas tarefas do dia-a-dia do Secretariado Executivo da CPLP, muitos êxitos no trabalho que realizam em benefício da concretização dos objectivos traçados pela organização. 

Diferença no plano internacional

 O presidente da CPLP avançou, à imprensa, no final da visita, que tudo fará para que, dentro de sensivelmente um ano, a organização seja mais forte e coesa, de modo que, quando passar o testemunho ao próximo país, esteja mais próxima de alcançar os objectivos pelos quais as nações vêm lutando para a colocar no merecido lugar.

 “Uma organização que faça a diferença na política internacional, na economia mundial com o contributo que as economias dos nossos países podem vir a prestar no futuro”, referiu o estadista angolano, acrescentando que está a trabalhar pelo sucesso da CPLP.

João Lourenço destacou o bom desempenho e trabalho que o Secretariado Executivo permanente da CPLP, liderado por Zacarias da Costa, está a levar a cabo à frente do mandato de Angola.

Por seu lado, o secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Zacarias da Costa, considerou a primeira visita do Presidente à sede da organização uma grande honra: “É um momento que considero histórico”.

Leia mais em Jornal de Angola

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!