Início » Nadadoras transgénero não podem participar em competições da FINA

Nadadoras transgénero não podem participar em competições da FINA

A Federação Internacional de Natação (FINA), votou, este domingo, a proibição da participação de mulheres transgénero em competições de elite feminina, caso as atletas tenham experienciado a puberdade masculina.

A decisão foi aprovada por 71,5% dos representantes dos 152 países que formam a federação, numa votação que decorreu durante os campeonatos da Europa de natação, em Budapeste, na Hungria.

Antes da votação, a FINA apresentou um relatório de um painel científico, que comprovou a vantagem de nadadoras transgénero em relação a adversárias cisgénero, mesmo após terem reduzido os seus níveis de testosterona através de medicação.

Numa norma publicada pela federação, as mulheres transgénero podem ver luz verde para competir na categoria feminina, mas só se “comprovarem que não experienciaram a segunda fase de puberdade masculina (que marca o início do desenvolvimento físico), ou se realizaram a transição antes dos 12 anos, a que vier mais tarde”.

Leia mais em TSF

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!