Início » Evaristo Carvalho: Centenas testemunham chegada da urna com o corpo a ST

Evaristo Carvalho: Centenas testemunham chegada da urna com o corpo a ST

Lusa

A urna com o corpo do ex-presidente são-tomense, Evaristo Carvalho chegou ontem a São Tomé e está em câmara ardente na Assembleia Nacional, após cortejo fúnebre testemunhado por familiares, membros de órgãos de soberania e vários populares

A urna com o corpo do ex-chefe de Estado foi transportada no voo da TAP que aterrou no Aeroporto Internacional de São Tomé às 18h10 minutos (mais 1 hora em Lisboa), seguindo-se o protocolo sanitário pelas autoridades da saúde.

Membros dos órgãos de soberania e centenas de populares acompanharam a família e deram uma forte salva de palmas no momento em que o urna deixou o aeroporto cerca das 19 horas, com destino a Assembleia Nacional.

“Fica um legado de uma pessoa que tem um senso de responsabilidade, um homem de caráter, um grande estadista, alguém que passa um exemplo de unidade e de pouco conflito. É uma pessoa que está para aconselhar, apaziguar e consegui fazer o seu mandato de forma que não permitiu grandes situações de conflito no seio da governação e também do país e isso para nós é um grande legado e é um grande exemplo de homem”, disse uma cidadã à Lusa.

Após um percurso de cerca de 20 minutos, a urna chegou ao Palácio dos Congressos, sede do parlamento são-tomense onde também foi recebido com fortes aplausos pelos presentes que vestiam t-shirts brancas estampadas com o rosto do ex-presidente são-tomense.

A urna foi carrega por elementos das forças armadas até ao salão nobre da Assembleia Nacional, onde o Presidente da República, Carlos Vila Nova fez a deposição de uma coroa de flores.

“O ex-presidente Evaristo Carvalho foi uma pessoa muito especial em São Tomé e Príncipe, então em homenagem todos nós estamos cá com respeito a mostrar a nossa solidariedade ao nosso ex-presidente que deixa o legado de respeito que teve a todos os são-tomenses” comentou o cidadão, Bruciley Bonfim.

Várias autoridades testemunharam o momento, incluindo o presidente do parlamento são-tomense, Delfim Neves.

“O Evaristo deixa um vazio, um espaço aberto que dificilmente vamos ocupar”, comento o presidente do parlamento quando deixava o salão nobre depois de apresentar cumprimentos a família do ex-presidente da república.

O primeiro-ministro Jorge Bom Jesus considerou que “é um momento bastante difícil para toda a Nação são-tomense” por tratar-se de “uma perda mesmo irreparável”.

“É alguém que nos vai deixar muita falta, mas enfim, são momento difíceis e a Nação está com a família e vamos acompanhar estes momentos difíceis que acabam por ser também momento de unidade nacional, de coesão social e nacional”, disse Jorge Bom Jesus.

 “Sempre foi seu desejo terminar na sua terra, mas não foi possível, mas ao chegar vai repousar na terra que o viu nascer”, disse à Lusa o filho mais velho do ex-chefe de Estado.

Fernando Olavo realçou que o seu pais “sempre deu todo de si, sempre esteve atento para família como conselheiro, mas a sua missão principal durante toda a sua vida dedicou ao serviço do país tanto na administração como na política”.

“O principal legado que deixa a São Tomé e Príncipe é o seu exemplo, a sua atitude como um homem de muita retidão, sempre disponível para levar a bom termo os problemas que o país tem, mas sempre em diálogo para encontra equilíbrio para a resolução dos problemas de São Tomé e Príncipe”, acrescentou.

O filho do ex-presidente são-tomense partilhou um dos últimos momentos de conversar que teve com o seu pai, revelando que ele “morreu a pensar no país, muito preocupado”.

“Mesmo nos instantes finais, com toda essa debilidade, ele, de acordo com essa situação atual do país e do mundo, ele estava muito preocupado e disse “meu povo está a sofrer, mas essa situação toda a gente tem que enfrentar”, revelou Fernando Olavo.

Segundo o programa de velório e das exéquias fúnebres divulgado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros a urna com o corpo do ex-presidente permanecerá em câmara ardente no Palácio dos Congressos, até às 11:30 de sábado.

Na sexta-feira prevê-se a assinatura do livro de condolências pelos titulares dos órgãos de soberania e o embaixador da Guiné Equatorial, na qualidade de decanos dos embaixadores acreditados em São Tomé e Príncipe.

No sábado, haverá sessão solene às 10:00 na Assembleia Nacional, seguido do cortejo fúnebre, missa de corpo presente na Igreja da Sé Catedral, seguindo-se com o cortejo fúnebre a Santana e regressando depois ao cemitério do Alto de São João, às 15:00, onde irá decorrer homenagens antes do enterro previsto para as 15:30.

O antigo chefe de Estado são-tomense estava internado num hospital em Lisboa e morreu cerca das 22:00 de sábado.

Eleito Presidente de São Tomé e Príncipe em 18 de julho de 2016, Evaristo Carvalho exerceu o mandato até 02 de outubro de 2021, quando lhe sucedeu Carlos Vila Nova.

Pai de 25 filhos, Evaristo Carvalho era um histórico da política são-tomense, tendo sido, por duas ocasiões, primeiro-ministro em governos de iniciativa presidencial e presidente da Assembleia Nacional.

Técnico de agricultura, Evaristo Carvalho começou por ser um quadro do partido único – Movimento para a Libertação de São Tomé e Príncipe – Partido Social Democrata (MLSTP-PSD) – após a independência e até ao início do multipartidarismo, na década de 1990.

Foi chefe de gabinete de Miguel Trovoada quando este foi Presidente da República e aderiu à Ação Democrática Independente (ADI), partido hoje liderado pelo filho daquele e antigo primeiro-ministro, Patrice Trovoada.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website