Início » Chefes de Estado da SADC aprovam novo cenário para Moçambique

Chefes de Estado da SADC aprovam novo cenário para Moçambique

César Esteves

Os Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), entre os quais o Presidente da República, João Lourenço, aprovaram, esta terça-feira, a transição da missão da organização em Moçambique, abreviadamente SAMIM, do cenário 6 (capacidade de desdobramento rápido), para o 5, (força multidimensional com um mandato robusto), para fazer face aos actos de terrorismo que ocorrem em algumas zonas da província de Cabo Delgado

Reunidos em cimeira extraordinária da Troika do Órgão da SADC, mais os Países Contribuintes com Efectivos para a Missão em Moçambique, realizada no formato virtual, os Chefes de Estado e de Governo anotaram os progressos alcançados pela SAMIM, apresentados pelo chefe da Missão da SADC em Moçambique, e felicitaram a sua liderança, incluindo homens e mulheres no terreno, pelo sacrifício e dedicação à luta contra actos terroristas em Cabo Delgado.

A Cimeira felicitou, igualmente, os Países Contribuintes com Efectivos (PCC) para a SAMIM pelo apoio contínuo prestado e compromisso assumido em melhorar a eficácia das operações, tendo exortado os Estados-membros a continuar a apoiar a missão. Foi manifestada, ainda, o apreço à União Africana (UA) e aos Parceiros de Cooperação Internacional (PCI) pelo apoio à estabilização da situação de segurança, bem como à recuperação e desenvolvimento socioeconómico da província de Cabo Delgado.

Os Chefes de Estado e de Governo expressaram solidariedade ao Botswana, à África do Sul, ao Lesotho e à Tanzânia pelas mortes dos soldados ao serviço da missão e endereçaram palavras de conforto aos feridos em acção. Felicitaram, de igual modo, o Zimbabwe e o Malawi pelo espírito de solidariedade, expresso através da entrega do donativo prometido de alimentos, em apoio da ajuda humanitária à população afectada.

Os Estadistas orientaram o chefe da Missão para que, em colaboração com Moçambique, coordene a implementação de um plano abrangente de reconstrução e desenvolvimento integrado de Cabo Delgado. Reconheceram a expressão de agradecimento de Filipe Jacinto Nyusi, Presidente de Moçambique, pelo apoio contínuo, colaboração e cooperação da SADC rumo à consecução de paz e segurança sustentáveis em Cabo Delgado.

Leia mais em Jornal de Angola

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!