Início Desporto Benfica: sonhar contra todas as probabilidades

Benfica: sonhar contra todas as probabilidades

O monumental favoritismo do Liverpool para a segunda parte da eliminatória com o Benfica é tão natural como foi a vitória dos ingleses em Lisboa, há uma semana.

A verdade é que o Liverpool habita hoje uma outra galáxia futebolística relativamente ao Benfica, ou a qualquer equipa portuguesa, muito por força da crescente assimetria que marca o futebol europeu. Os grandes clubes das principais ligas têm beneficiado de um processo cada vez mais profundo de concentração de poder e riqueza, tornando praticamente delirantes as aspirações de outros clubes serem competitivos na Champions.

Nesse sentido, para um clube como o Benfica, ou de outra qualquer liga que não faça parte das chamadas Big5 (Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França), é já um verdadeiro feito chegar aos quartos de final da competição. Por isso mesmo, é injusto não valorizar os desempenhos recentes dos clubes portugueses na Liga dos Campeões: nos últimos oito anos apenas dois representantes de Portugal e o Ajax furaram o monopólio dos clubes das Big5 nos quartos de final da prova. O FC Porto esteve presente nos quartos em 2015, 2019 e 2021, enquanto o Benfica fez o mesmo em 2016 e em 2022.

Uma espécie de competição desleal

Chegando a esta fase, as águias já mais do que cumpriram o seu dever. A partir daqui, tudo o que vier à rede é peixe, principalmente porque os tubarões das Big5 não costumam deixar alimento para mais ninguém. E sejamos claros, tubarões há poucos, mas são gigantes, e o Liverpool é um deles. Tem o valor de mercado do seu plantel estimado (pelo site Transfermarkt) em 900 milhões de euros (o segundo mais rico do planeta, apenas atrás do Manchester City), enquanto o Benfica (266 milhões) tem o plantel menos valioso dos oito quarto-finalistas da Champions. O Liverpool é ainda o terceiro classificado do ranking da UEFA, 23 lugares acima do 26.º do Benfica.

Leia mais em TSF

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!