PG de Nova Iorque tenta acusar Trump por desacato a investigação

PG de Nova Iorque tenta acusar Trump por desacato a investigação

A procuradora-geral do estado de Nova Iorque, Letitia James, pediu esta quinta-feira a um juiz que declare o ex-presidente Donald Trump culpado por desacato por não ter entregue documentos relacionados com a investigação sobre uma possível fraude nos negócios da família Trump

PG tenta acusar Trump de desacato a investigação. Desde 2019, Letitia conduz uma investigação civil sobre o ex-presidente e a Organização Trump, e tentou interrogar o ex-presidente durante meses.

Em fevereiro, um juiz ordenou que Trump e seus filhos, Donald Jr. e Ivanka, fossem submetidos a um interrogatório sob juramento, ordem que está sob apelação. Também ordenou-se que Trump entregasse uma série de documentos contábeis e fiscais da Organização, o que não fez até agora, apesar de seus advogados terem dito que o faria.

“Trump viola a ordem do tribunal de nos entregar esses documentos até 31 de março”, assinalou o escritório de Letitia. Em memorando apresentado ao tribunal supremo do estado, ela argumenta que o ex-presidente deveria ser declarado em desacato civil por essa violação.

“Em vez de obedecer a uma ordem judicial, o senhor Trump tenta se esquivar da mesma. Buscamos a intervenção imediata do tribunal, porque ninguém está acima da lei”, disse Letitia. A procuradora-geral busca a imposição de uma multa de US$ 10.000 por dia em que Trump não apresentar os documentos em questão.

Em janeiro, Letitia disse que sua investigação havia descoberto evidências que sugeriam a avaliação fraudulenta de vários ativos e a deturpação desses valores para obter ganhos financeiros. Entre os ativos listados estava uma cobertura na Trump Tower, em Manhattan, que o ex-presidente declarava que tinha um tamanho três vezes superior à sua superfície real, superestimando seu valor em US$ 200 milhões.

Os Trump afirmaram que Letitia, que foi eleita para o cargo e é membro do Partido Democrata, conduz uma investigação com motivação política.

Related posts
ChinaPolítica

China investiga auditoria dos EUA com filial em Pequim por 'operações ilegais'

Política

Rússia admite estar em conflito aberto com os Estados Unidos

MacauSociedade

Fraudes telefónicas quadruplicaram em 2023 em Macau

Sociedade

Presos escavam túnel com escova de dentes e são apanhados em café

Assine nossa Newsletter