PDF: Versão Integral do PLATAFORMA às sextas-feiras nas bancas em Macau
O fosso entre os ricos e pobres é evidente na vacinação contra a Covid-19. Uns já têm cerca de 70 por cento da população vacinada (Portugal, Brasil ou Cabo Verde); outros estão longe de atingir essa meta (Moçambique e Angola). Médicos de língua portuguesa lançam o alerta: se a disparidade não se resolver, a pandemia não será erradicada
Manchete: Pandemia agradece aos individualismos
Outros destaques nesta edição:
Guilherme Rego – Escreve esta semana sobre a Semana Dourada em Macau e as preocupações da população em torno desta celebração devido à pandemia. Destaca ainda a crescente incidência da variante Ómicron, especialmente em Zhuhai. Enfatiza também o papel que Pequim irá desempenhar nas medidas sanitárias do país, tendo em conta a aproximação dos Jogos Olímpicos de Inverno.
Editorial: O Inverno em Macau
Paulo Rego – Escreve esta semana sobre a recente vaga de processos de detenção em Macau . Realça ainda a mão (in)visível do Governo Central que acaba por condicionar a autonomia da Região. Debruça-se sobre a importância do Ministério Público agarrar as oportunidades. Recorda uma chamada de atenção aos perigos de uma intervenção da China à autonomia de Macau. Escreve ainda sobre a relação tensa entre Raimundo do Rosário e Ho Iat Seng.
Sinais: A verdadeira mudança de regime
Rhino Lam, urbanista, diz que a proposta de lei para a renovação urbana não protege o interesse público. Por outro lado, a decisão de renovar os condomínos fica nas mãos da maioria dos proprietários, negligenciando os direitos da minoria. Larry So lamenta a demora na elaboração de um documento que “nada mudou”
Destaque: Interesse público em primeiro lugar