Início » Moçambique registou inflação de 6,74% em 2021

Moçambique registou inflação de 6,74% em 2021

Lusa

Moçambique terminou o ano de 2021 com uma inflação acumulada de 6,74%, segundo o boletim de Índice de Preços ao Consumidor (IPC) do Instituto Nacional de Estatística (INE) moçambicano, consultado hoje pela Lusa

O ritmo de subida de preços ao longo dos 12 meses do último ano foi superior ao de 2020, ano em que a inflação se tinha fixado em 3,52%.

As categorias de alimentação e bebidas não alcoólicas e de restaurantes, hotéis, cafés e similares foram as que mais contribuíram para a subida de preços no último ano, de acordo com o último boletim do INE.

Relativamente às projeções do governo moçambicano, a inflação anunciada pelo INE ficou acima dos 5% que estavam previstos para 2021, sendo que o Orçamento de Estado para 2022 prevê um valor de 5,3%.

Segundo os mais recentes relatórios do Banco de Moçambique, os principais riscos que podem influenciar uma subida de preços em Moçambique estão relacionados com os impactos da covid-19, aumento dos preços dos bens alimentares e combustíveis líquidos, a par de constrangimentos na cadeia de fornecimento de bens no mercado internacional.

Os valores do IPC são calculados pelo INE a partir das variações de preço de um cabaz de bens e serviços, com dados recolhidos nas cidades de Maputo, Beira e Nampula.

Contate-nos

Plataforma Studio

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!