Início » Novas proibições para evitar repetir um janeiro trágico em Portugal

Novas proibições para evitar repetir um janeiro trágico em Portugal

Creches e ATLs fechados, bares e discotecas com encerramento antecipado para dia 25, teletrabalho obrigatório já a partir do dia de Natal e só testes negativos vão dar acesso a eventos culturais, desportivos e sociais . Primeiro-ministro António Costa justifica decisão do governo com o agravamento da situação pandémica no país e no mundo

Novas proibições para evitar janeiro trágico. Janeiro de 2021 foi o pior mês da pandemia, com as mortes a quase duplicarem (passaram de 6 997 para 12 482), o mesmo acontecendo com os internamentos e os doentes em cuidados intensivos. Um cenário que António Costa quer completamente afastado desta vez e foi essa uma das justificações para o reforço das medidas de prevenção anunciadas esta terça-feira. Com base na avaliação dos cientistas, que explicaram que a Ómicron espalha-se a grande velocidade pelo país, antecipou as limitações para o dia de Natal, encerrando creches e discotecas e alargando a obrigação de testes. A vacina deixa de ser um cartão de acesso nos próximos 15 dias.

“Perante os riscos de agravamento da situação com a variante Ómicron, e enquanto não concluirmos significativamente o processo de reforço da vacinação, adotamos até 10 de janeiro um conjunto de medidas. A mais vacinação, mais testes, mais controle de fronteiras, acrescentamos mais teletrabalho, mais limitação de contactos, mais uma semana de contenção e mais apoios às famílias e às empresas”, justificou o primeiro ministro, ontem, ao fim da tarde, ao anunciar as novas medidas decididas em Conselho de Ministros durante a manhã.

Leia mais sobre o assunto em: Governo estuda antecipar teletrabalho obrigatório para dia 27

As novas restrições passam pela obrigação de um teste negativo à covid-19 em eventos noa quais, até aqui, bastava o certificado da vacinação completa. Por exemplo, o acesso as espetáculos desportivos ao ar livre com menos de cinco mil pessoas e fechados com menos de mil. O mesmo acontece em relação aos espetáculos culturais, bem como aos eventos empresariais, casamentos e batizados.

Medidas mais limitativas durante o Natal e Ano Novo, dias em que as “pessoas tendem a contactar mais uns com os outros”, sublinhou António Costa. O que não impede de serem mantidas as festas de Passagem de Ano, o que poderá acontecer em restaurantes, casinos e outros espaços, mas não em discotecas e bares, obrigados a fechar a partir das 00:00 do dia 25.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website