Início Lifestyle Estátuas e objetos romanos surgem em obra de ferrovia em Inglaterra

Estátuas e objetos romanos surgem em obra de ferrovia em Inglaterra

AFP

Arqueólogos que trabalham nas obras do controverso projeto HS2, ferrovia de alta velocidade que ligará Londres ao norte da Inglaterra, encontraram uma série “excepcional” de estátuas e artefatos romanos

Três estátuas de pedra foram encontradas sob uma igreja medieval em Stoke Mandeville (noroeste de Londres), no que os pesquisadores acreditam ter sido um mausoléu romano.

As duas estátuas de adultos, das quais foram encontradas a cabeça e o corpo, e uma parte – a cabeça – da de uma criança, são uma descoberta “notável”, destacaram os arqueólogos em um comunicado que será publicado na sexta-feira (29).

“Terminar as escavações com estas descobertas impressionantes”, disse, entusiasmado, Rachel Wood, encarregada dos trabalhos arqueológicos.

“As estátuas estão excepcionalmente bem conservadas”, avalia a arqueóloga, para “observar os rostos do passado é uma experiência única”. 

Segundo os arqueólogos, o edifício onde foram encontradas as peças poderia ser um mausoléu romano, possivelmente utilizado durante o período saxão e depois destruído pelos normandos, que construíram a igreja de St Mary.

“Logicamente, isto nos leva a nos perguntar o que ainda pode estar enterrado sob as igrejas dos povos medievais ingleses”, destaca Wood. 

Para Mike Court, arqueólogo funcionário da HS2, este “programa sem precedentes” levou a “uma nova abordagem da história do Reino Unido, fornecendo amostras do local ou da forma como viviam nossos ancestrais”. 

Segundo ele, estas estátuas são apenas parte dos “incríveis artefatos descobertos” nas obras do projeto.

As obras da High Speed Two (HS2), a segunda linha de trens de alta velocidade do Reino Unido e a primeira que vai para o norte da Inglaterra, começaram em abril de 2020. A ferrovia deve ligar a capital britânica às grandes cidades do centro e do norte da Inglaterra.

Os achados serão enviados a um laboratório especializado, onde serão limpos e examinados.

Seu destino final ainda não foi determinado.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!