Carnaval do Rio de Janeiro em 2022 terá mais de 500 desfiles de rua

Carnaval do Rio de Janeiro em 2022 terá mais de 500 desfiles de rua

O regresso do carnaval do Rio de Janeiro em 2022 já está em preparação com a inscrição de mais de 500 desfiles de rua que pretendem celebrar a festa mais representativa do Brasil, cancelada este ano devido à pandemia

Segundo informou hoje a prefeitura ‘carioca’, foram solicitadas autorizações para 620 desfiles de 504 grupos que aguardam aprovação dos órgãos competentes para levar a festa às ruas da cidade durante os 50 dias anteriores ao carnaval. A lista final será conhecida no final de dezembro.

A grandiosa festa está programada para acontecer entre os dias 25 de fevereiro e 05 de março do próximo ano, desde que o cenário epidemiológico da pandemia o permita e os órgãos de saúde aprovem a sua realização.

O Brasil, um dos países mais atingidos pelo novo coronavírus, com mais de 600 mil mortes e 21,6 milhões de infeções, teve que cancelar o seu famoso carnaval em 2021 por causa da pandemia.

A mundialmente famosa festa ‘carioca’, cujo primeiro baile de carnaval aconteceu em 1840, estava marcada para março deste ano, época em que o país passava pela segunda vaga do vírus e com uma vacinação incipiente que não permitiu a celebração.

O carnaval do Rio de Janeiro só havia sido adiado duas vezes na sua história: em 1892, quando as autoridades alegaram que era mais saudável realizá-lo em junho (no inverno austral), e em 1912, quando da morte do popular Barão do Rio Branco desencadeou uma comoção nacional e uma semana de luto.

Os “blocos de rua” – como são conhecidos esse tipo de desfiles no Brasil- são para muitos a expressão mais autêntica e popular do carnaval e uma antítese dos desfiles das escolas de samba no “Sambódromo”, cenário condicionado a quem pode pagar preços que variam entre os 70 e 164 dólares (60 e 140 euros) para assistir às apresentações especiais.

Seguidos nas ruas por milhares e milhares de foliões, os “blocos” mais tradicionais, como o da Bola Preta, já chegaram a juntar um milhão e meio de pessoas ao ritmo das tradicionais “marchinhas”.

Em 2020, na época do pré-carnaval, mais de 730 grupos inscreveram-se para o carnaval.

Segundo dados divulgados pela Riotur, empresa de turismo do município, mais de 10 milhões de pessoas circularam pelas ruas do Rio de Janeiro durante o carnaval de 2020, número nunca antes visto na capital carioca.

Related posts
Lifestyle

Astros da televisão levam glamour ao tapete vermelho do Emmy

Lifestyle

Scarlett Johansson processa Disney por lançamento em streaming de 'Viúva Negra'

LifestyleMacau

10 Marias: Associação recria ambiente burlesco em festa num barco

EconomiaLifestyle

Netflix com mais dez milhões de clientes e 632 milhões de lucro

Assine nossa Newsletter