Chegou a T-shirt que atenua os efeitos da menopausa - Plataforma Media

Chegou a T-shirt que atenua os efeitos da menopausa

A Universidade do Minho diz que a peça foi aprovada pelo Infarmed e acrescenta que aquela tecnologia evita que a mulher tenha afrontamentos, retenções de líquidos, alterações de humor, insónias e mal-estar

Uma ex-aluna da Universidade do Minho (UMinho) criou uma t-shirt que atenua os efeitos da menopausa, graças a um tecido com um revestimento estampado que regula a temperatura corporal da mulher, anunciou aquela academia.

Em comunicado emitido esta quinta-feira, 16 de setembro, a UMinho acrescenta que aquela tecnologia evita que a mulher tenha afrontamentos, retenções de líquidos, alterações de humor, insónias e mal-estar.

A T-shirt que atenua os efeitos da menopausa esteve dois anos em testes de laboratório e em contexto real, tem a tecnologia patenteada, aprovada pelo Infarmed e chega ao mercado. Existe em dois modelos – manga curta e cava – e em três tons cada: pérola, branco e preto. O valor é igual para todas, de 39.90€.

Citada no comunicado, Filipa Fernandes, formada pela Escola de Engenharia da UMinho, refere que muitas mulheres que testaram a t-shirt se mostraram surpreendidas, dizendo que a sua vida “se tornou mais agradável e confortável”.

A cientista decidiu, entretanto, testar a inovação com mulheres em tratamento para o cancro ou que tinham tido essa doença. “Funcionou de novo. Algumas senhoras quiseram retirar a medicação habitual para o teste ser total e, no final, não voltaram a precisar de parte dela, por indicação do médico. Não estamos a tratar o cancro, mas estamos claramente a contribuir para uma melhor qualidade de vida das pacientes”, frisa.

Designada RT, a tecnologia aparece na t-shirt sobretudo na zona do tórax e da coluna, sendo baseada em silicone medicinal e em materiais de mudança de fase, isto é, que permitem manter a temperatura corporal da pessoa (36.5º graus celsius, em média), independentemente da temperatura ambiente.

Leia mais em Delas

Related posts
Lifestyle

Latex, lingerie e muito preto e punk na gala da moda da CFDA

Lifestyle

Givenchy apresenta sofisticação com um toque de informalidade em Paris

Lifestyle

Descubra algumas tendências de verão baseadas no seu signo

AngolaLifestyle

Angolana deslumbra na Semana da Moda de Milão

Assine nossa Newsletter