Início Portugal Chegou a T-shirt que atenua os efeitos da menopausa

Chegou a T-shirt que atenua os efeitos da menopausa

A Universidade do Minho diz que a peça foi aprovada pelo Infarmed e acrescenta que aquela tecnologia evita que a mulher tenha afrontamentos, retenções de líquidos, alterações de humor, insónias e mal-estar

Uma ex-aluna da Universidade do Minho (UMinho) criou uma t-shirt que atenua os efeitos da menopausa, graças a um tecido com um revestimento estampado que regula a temperatura corporal da mulher, anunciou aquela academia.

Em comunicado emitido esta quinta-feira, 16 de setembro, a UMinho acrescenta que aquela tecnologia evita que a mulher tenha afrontamentos, retenções de líquidos, alterações de humor, insónias e mal-estar.

A T-shirt que atenua os efeitos da menopausa esteve dois anos em testes de laboratório e em contexto real, tem a tecnologia patenteada, aprovada pelo Infarmed e chega ao mercado. Existe em dois modelos – manga curta e cava – e em três tons cada: pérola, branco e preto. O valor é igual para todas, de 39.90€.

Citada no comunicado, Filipa Fernandes, formada pela Escola de Engenharia da UMinho, refere que muitas mulheres que testaram a t-shirt se mostraram surpreendidas, dizendo que a sua vida “se tornou mais agradável e confortável”.

A cientista decidiu, entretanto, testar a inovação com mulheres em tratamento para o cancro ou que tinham tido essa doença. “Funcionou de novo. Algumas senhoras quiseram retirar a medicação habitual para o teste ser total e, no final, não voltaram a precisar de parte dela, por indicação do médico. Não estamos a tratar o cancro, mas estamos claramente a contribuir para uma melhor qualidade de vida das pacientes”, frisa.

Designada RT, a tecnologia aparece na t-shirt sobretudo na zona do tórax e da coluna, sendo baseada em silicone medicinal e em materiais de mudança de fase, isto é, que permitem manter a temperatura corporal da pessoa (36.5º graus celsius, em média), independentemente da temperatura ambiente.

Leia mais em Delas

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!