Turistas espaciais americanos passam primeiro dia em órbita

Turistas espaciais americanos passam primeiro dia em órbita

Os quatro turistas espaciais americanos passaram seu primeiro dia em órbita na espaçonave da SpaceX, fazendo pesquisas científicas e conversando com crianças de um hospital do câncer infantil, após decolar do Cabo Canaveral, na Flórida no dia anterior

As crianças do Hospital St. Jude puderam falar com a equipe da missão Inspiration4, “e fizeram a pergunta que todas fazem: ‘Há vacas na lua?'”, tuitou o hospital.

Inspiration4 é a primeira missão espacial composta inteiramente por civis.

A tripulação “circulou a Terra 5,5 vezes, conduziu a primeira rodada de pesquisas científicas e comeu alguma coisa” antes de ir para a cama, revelou no Twitter a SpaceX, empresa fundada por Elon Musk.

Este último indicou em sua conta no Twitter que havia falado com a tripulação e que “está tudo bem”.

Agora, os tripulantes terão acesso à imensa cúpula envidraçada instalada dentro da cápsula Dragon para oferecer aos passageiros uma visão de 360 graus do vazio espacial e que substitui o sistema normalmente destinado a atracar com a Estação Espacial Internacional (ISS).

O bilionário Jared Isaacman, a assistente médica Hayley Arceneaux, o engenheiro aeronáutico Chris Sembroski e a professora de geologia Sian Proctor orbitam a 590 quilômetros acima do nível do mar. Todos são novatos no espaço.

A Inspiration4, que orbita além da Estação Espacial Internacional (cerca de 400 km acima do nível do mar), é a primeira missão a ir tão longe no espaço desde a enviada para reparar o telescópio Hubble em 2009.

Seu objetivo é arrecadar US$ 200 milhões para o Hospital St. Jude e estudar os efeitos do espaço nesta tripulação de astronautas amadores.

14 humanos no espaço

No entanto, outra importante meta da missão é mostrar que o espaço é acessível para pessoas comuns e não apenas para astronautas.

“Missões como a Inspiration4 ajudam a avançar os voos espaciais para permitir que todos entrem em órbita e além”, disse Musk.

Com esta missão, um novo recorde é quebrado: há atualmente 14 humanos no espaço sideral. O recorde anterior era de 13 em 2009 na ISS.

Atualmente há sete pessoas na ISS e três astronautas chineses a bordo da espaçonave Shenzhou-12, que os levará para casa após 90 dias na estação espacial de Tiangong.

A aventura espacial fecha um verão boreal marcado pela batalha dos bilionários Richard Branson e Jeff Bezos para chegar à última fronteira.

Mas esses voos ofereciam aos passageiros apenas alguns minutos em gravidade zero, em vez dos três dias completos de órbita que a tripulação da Inspiration4 experimentará, antes de chegar à costa oeste da Flórida no sábado.

Related posts
EconomiaMoçambique

Dívidas: Banco russo VTB aceita acordo de seis milhões de dólares

MundoPolítica

EUA farão 'o possível' para libertar missionários no Haiti, diz Blinken

Mundo

Fundo indexado à Bitcoin será cotado em NY a partir de terça

Política

Trump luta para manter sob sigilo o ataque ao Capitólio

Assine nossa Newsletter