Montfort adquire e vai gerir terminal de petróleo da Matola em Moçambique - Plataforma Media

Montfort adquire e vai gerir terminal de petróleo da Matola em Moçambique

A empresa global de comércio de mercadorias Montfort anunciou hoje que adquiriu o Terminal de Armazenamento de Petróleos da Matola e passará a gerir a instalação, que tem mais de 58.000 metros cúbicos de capacidade de armazenamento.

A Montfort será proprietária e irá gerir e desenvolver o terminal petrolífero em parceria com a Energi Asia, sediada na Malásia, que em junho tinha adquirido a instalação à Oiltanking GmbH, também conhecida como Oiltanking Matola S.A., de acordo com um comunicado da Montfort.

Segundo a nota de imprensa, “a decisão de adquirir a participação no terminal fazia parte do objetivo global da Montfort de expandir os seus negócios na região e apoiar as suas aspirações de chegar aos clientes na África do Sul e na região da África Oriental”.

O terminal petrolífero tem mais de 58.000 metros cúbicos de capacidade de armazenamento e permitirá a Montfort comercializar produtos petrolíferos em Moçambique e nos países vizinhos.

A empresa salienta que o terminal é um dos mais recentes construídos na região, gerido por profissionais experientes e bem treinados, pelo que apenas deverá necessitar de um mínimo de tempo de paragem para manutenção.

A aquisição está em linha com os planos de expansão da Montfort em África, e segue-se à sua recente aquisição de uma participação maioritária da empresa queniana de comercialização de petróleo Kencor Petroleum.

O ramo de abastecimento da Montfort iniciou recentemente entregas de combustíveis navais em Fujairah, nos Emirados árabes Unidos, o terceiro maior centro de abastecimento do mundo.

Assine nossa Newsletter