Processo-crime contra Higino Carneiro já está em tribunal - Plataforma Media

Processo-crime contra Higino Carneiro já está em tribunal

O processo-crime contra o deputado, ex-governador e antigo ministro Higino Carneiro já se encontra em tribunal, revelou, ontem, em Luanda, o procurador-geral da República, Hélder Pitta Grós, em entrevista à Rádio Nacional de Angola.

Higino Carneiro é acusado pelo Ministério Público da prática de crimes de peculato, nepotismo, tráfico de influência, associação criminosa e branqueamento de capitais, actos alegadamente praticados em 2016 e 2017. 

Hélder Pitta Grós adiantou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) trabalha, também, na conclusão, o mais rápido possível, dos processos que envolvem os generais Leopoldino Fragoso do Nascimento “Dino” e Hélder Vieira Dias Júnior “Kopelipa”.Ao responder aos que eventualmente reclamem da demora no julgamento dos casos, Pitta Grós esclareceu que, ao contrário dos tribunais, a nível da investigação criminal, dificilmente se olha para os prazos. 

“Os tribunais têm prazos próprios a serem cumpridos, a nível da investigação criminal, vamos trabalhando e só quando acharmos que o processo tem prova suficiente enviamos para o tribunal para ser julgado. Não podemos, simplesmente acusar. Não remetemos a tribunal processos que não tenham prova suficiente e depois resultem em absolvição. Para isso, nem vale a pena remeter o processo em tribunal”, disse.

Leia mais em Jornal de Angola

Assine nossa Newsletter