Andar na rua com uma arma passou a ser legal no Texas - Plataforma Media

Andar na rua com uma arma passou a ser legal no Texas

Uma nova lei pró-armas que entrou em vigor na quarta-feira no Texas, Estados Unidos, permite que as pessoas que possuem legalmente uma arma de fogo a portem abertamente em público, sem obter uma licença ou treino.

Especialistas defendem que a medida irá dificultar o trabalho da Polícia para proteger os cidadãos da violência armada.

A polémica legislação de “porte constitucional” é a mais recente de uma série de projetos de lei pró-armas que os legisladores estaduais aprovaram este ano, à medida que os incidentes de violência armada aumentam no Texas e em todo o país, noticia a CNN.

Conhecida como “House Bill 1927”, a lei aplica-se a residentes do Texas com 21 anos ou mais e exclui pessoas que estão proibidas de possuir legalmente uma arma de fogo, como os condenados por um crime, agressão, violência doméstica ou ameaças terroristas. Antes da lei entrar em vigor na quarta-feira, os residentes só podiam portar armas com uma licença e eram obrigados a completar o treino, bem como passar num exame escrito e teste de proficiência.

O número de tiroteios no Texas, sem incluir suicídios, aumentou 14% este ano, com cerca de 3200 tiroteios, em comparação com o mesmo período de 2020, que registou cerca de 2800, de acordo com dados do grupo de pesquisa Gun Violence Archive (GVA). Os incidentes de violência armada neste ano representam um aumento de 50% em relação ao mesmo período de 2019, com 2100 tiroteios.

Assine nossa Newsletter