Lula e Bolsonaro à procura da cara metade para 2022 - Plataforma Media

Lula e Bolsonaro à procura da cara metade para 2022

O atual presidente busca alternativas a Mourão, o vice-presidente com “a síndrome do cunhado”. Já o antigo chefe de estado quer ter novamente “o melhor vice do planeta Terra”. No Brasil, diz a história, o número dois é decisivo

Aredemocratização do Brasil, em 1988, começou com um vice-presidente, José Sarney, no lugar do presidente morto antes da posse, Tancredo Neves. Quem concluiu o mandato do primeiro presidente eleito no voto popular, Collor de Mello, foi o seu vice, Itamar Franco. E o país ainda não cicatrizou a troca em 2016 de Dilma Rousseff por Michel Temer, o número dois que conspirou nos bastidores para se tornar número um. Ao contrário do que o nome pressupõe, o vice-presidente não é ator secundário. E Lula da Silva e Jair Bolsonaro, principais candidatos em 2022, sabem-no.

Por experiência própria: Lula teve um casamento feliz com o vice José Alencar, um bem-sucedido empresário, falecido em 2011, que serviu de para-choque na relação entre o ex-sindicalista e o capital, ao longo dos dois mandatos no cargo, de 2003 a 2010. “O José Alencar foi o melhor vice que um presidente já teve no planeta Terra”, disse o líder das sondagens nos últimos dias.

Leia mais em Diário de Notícias

Assine nossa Newsletter