Início Mundo Chefe das Forças Armadas renuncia três dias antes de mudança de governo no Peru

Chefe das Forças Armadas renuncia três dias antes de mudança de governo no Peru

AFP

O chefe do Comando Conjunto das Forças Armadas do Peru, general do Exército César Astudillo, renunciou ao cargo ontem, três dias antes do esquerdista Pedro Castillo assumir a presidência, informou uma fonte militar

“A renúncia está confirmada, não vamos dar mais detalhes”, disse à AFP uma fonte do Comando Conjunto das Forças Armadas, que pediu anonimato.

De acordo com o jornal Perú 21, Astudillo solicitou sua passagem para a reforma e que esta seja efetivada na quarta-feira, 28 de julho, no dia em que Castillo tomará posse.

O presidente interino, Francisco Sagasti, descartou que o pedido de Astudillo tenha sido motivada pela chegada de seu sucessor ao poder.

“Faz um bom tempo que o general César Astudillo me disse que tinha ficado um ano além do que correspondia a pedido do ex-presidente (Martín) Vizcarra. Mas ele sentia que já era hora de sair. Há uma semana me disse que estava pensando em fazê-lo”, afirmou Sagasti no programa Punto Final.

“Não há nada além disso. Não houve nada (relacionado a Pedro Castillo). Tem gente que imagina muitas coisas e cria situações desnecessárias de aflição”, acrescentou.

Astudillo, de 60 anos, estava no comando do Comando Conjunto das Forças Armadas desde outubro de 2018 e foi o responsável pela mobilização militar em apoio à pandemia do coronavírus.

Em meio ao segundo turno eleitoral, um grupo de militares reformados realizou passeatas de apoio à direitista Keiko Fujimori, mas os oficiais da ativa das Forças Armadas permaneceram à margem, respeitando a Constituição.

Castillo, de 51 anos, foi proclamado presidente eleito na última segunda-feira pelo JNE, que levou seis semanas para analisar as contestações e apelações antes de declará-lo o vencedor da votação de 6 de junho.

A posse de Castillo contará com a presença de alguns dirigentes de países vizinhos e do Rei da Espanha, Felipe VI.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!