China irá reforçar o controlo de cheias em altura crítica - Plataforma Media

China irá reforçar o controlo de cheias em altura crítica

Li Guoying, vice-diretor geral do Departamento de Controlo de Cheias da China e Ministro dos Recursos de Águas, durante a conferência sobre o controlo de águas que liderou, afirmou que está a ser estudado o período critico para cheias entre o fim de julho e inicio de agosto, para redefinir medidas de defesa e de preparação prévia.  

Todos os anos, durante esta época, as regiões do norte e nordeste da China passam por um período de chuvas intensas. De acordo com as normas de proteção contra cheias, este espaço de tempo é por vezes alargado até meados de julho e meados de agosto, durando cerca de um mês.  

Segundo o Departamento de Meteorologia e Hidrologia, ao longo desta época é altamente provável que ocorram grandes cheias no rio Amarelo, rio Hai, rio Songhua, rio Liao e rio Heilong, enquanto que locais como o rio Yangtze, rio das Pérolas, rio Qiantang e rio Minjiang, podem sofrer com tempestades ocasionais, tornando o controlo de cheias extremamente necessário.  

Li Guoying exige que todos os departamentos de reserva de águas se concentrem nas regiões de bacias hidrográficas, reforcem previsões meteorológicas, conferências e todos os outros métodos de contingência que possibilitem a adoção de medidas de prevenção de forma atempada.  

De acordo com as previsões, as recentes chuvas fortes cobrem principalmente as regiões centrais do rio Amarelo, rio Huai, rio Hai, rio Heilong, rio Nen e rio Yangtze, prevendo-se que o tufão In-fa afete a costa do sudeste da China.  

Li Guoying salienta que todos os departamentos de conservação de águas devem assim reforçar a sua monitorização e previsão meteorológica, assim como todos os projetos de engenharia hidráulica. Deve ser tirado completo partido da barragem Xiaolangdi do rio Amarelo, da barragem Nierji do rio Nen, assim como de outras infraestruturas de reserva de água para redução de risco de cheias em bacias hidrográficas. Devem ser supervisionados e controlados os rios Nen, Songhua e Heilong, reduzindo os níveis de água do rio Huai e do lago Hongze o mais rápido possível, em preparação para o armazenamento das águas pluviais.  

Todos os departamentos de reserva de águas devem ainda ter em atenção o aprimoramento e implementação de medidas de prevenção para torrentes de montanhas e cheias de pequenos e médio rios, reforçando os avisos e evacuações prévias, limpeza de rios, desobstrução de canais de escoamento de águas e fechando o acesso a locais cénicos antecipadamente para garantir a segurança da população.  

Li Guoying exige ainda que seja implementado um sistema de controlo de segurança no Projeto de Transferência de Água Sul-Norte, para que este continue em operação sem obstáculos. Deve ser também continuada a supervisão da evolução do tufão In-fa, alargando os períodos de previsão do mesmo, melhorando ao máximo a sua eficácia e preparando as áreas afetadas para possíveis cheias com antecedência.  

Este artigo está disponível em: 繁體中文

Assine nossa Newsletter