Início Política Bush, Obama, Trump e Biden vs. Merkel: 4 presidentes mas uma só chanceler

Bush, Obama, Trump e Biden vs. Merkel: 4 presidentes mas uma só chanceler

Susana Salvador

A pouco mais de dois meses de deixar a chefia do governo alemão, que ocupa há 16 anos, Angela Merkel vai ser recebida provavelmente pela última vez na Casa Branca. Para trás ficam altos e baixos na relação entre EUA e Alemanha

Angela “Merkel trouxe classe e dignidade a um cargo muito importante. Tomou decisões muito duras e fê-lo pensando no melhor para a Alemanha, mantendo-se sempre fiel aos seus princípios. É uma líder compassiva, uma mulher que não tem medo de liderar.” O elogio à chanceler alemã, que está há 16 anos no poder e passará a pasta depois das eleições de 26 de setembro, foi feito pelo ex-presidente dos EUA George W. Bush, o primeiro de quatro líderes norte-americanos que a receberam na Casa Branca. Joe Biden, o último, abre-lhe as portas esta quinta-feira, provavelmente pela última vez, a dois dias de ela fazer 67 anos.

Entre Bush, que estava no primeiro ano do seu segundo mandato quando Merkel foi eleita em 2005, e Biden, que tomou posse há seis meses, passaram oito anos de Barack Obama e mais quatro de Donald Trump. Sendo que a relação com o milionário republicano foi a mais fria – ainda na campanha ele tinha criticado a decisão da chanceler de abrir a porta aos refugiados e já antes, em 2015, tinha comentado que a revista Time tinha escolhido “a pessoa que está a destruir a Alemanha” para “Pessoa do Ano”. Foi um novo baixo nas relações entre os EUA e a Alemanha.

A massagem de Bush

O mais recente elogio de Bush foi feito numa rara entrevista para um documentário sobre Merkel, filmado pela emissora estatal alemã Deutsche WelleMas não foi o primeiro do ex-presidente, com quem a chanceler teve uma boa relação. O seu antecessor, Gerhard Schroeder, tinha-se oposto à guerra no Iraque, mas Merkel rapidamente se tornou numa aliada. “Temos a oportunidade de virar a página a um novo capítulo na nossa relação”, disse Bush na altura.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!