Bush, Obama, Trump e Biden vs. Merkel: 4 presidentes mas uma só chanceler

Bush, Obama, Trump e Biden vs. Merkel: 4 presidentes mas uma só chanceler

A pouco mais de dois meses de deixar a chefia do governo alemão, que ocupa há 16 anos, Angela Merkel vai ser recebida provavelmente pela última vez na Casa Branca. Para trás ficam altos e baixos na relação entre EUA e Alemanha

Angela “Merkel trouxe classe e dignidade a um cargo muito importante. Tomou decisões muito duras e fê-lo pensando no melhor para a Alemanha, mantendo-se sempre fiel aos seus princípios. É uma líder compassiva, uma mulher que não tem medo de liderar.” O elogio à chanceler alemã, que está há 16 anos no poder e passará a pasta depois das eleições de 26 de setembro, foi feito pelo ex-presidente dos EUA George W. Bush, o primeiro de quatro líderes norte-americanos que a receberam na Casa Branca. Joe Biden, o último, abre-lhe as portas esta quinta-feira, provavelmente pela última vez, a dois dias de ela fazer 67 anos.

Entre Bush, que estava no primeiro ano do seu segundo mandato quando Merkel foi eleita em 2005, e Biden, que tomou posse há seis meses, passaram oito anos de Barack Obama e mais quatro de Donald Trump. Sendo que a relação com o milionário republicano foi a mais fria – ainda na campanha ele tinha criticado a decisão da chanceler de abrir a porta aos refugiados e já antes, em 2015, tinha comentado que a revista Time tinha escolhido “a pessoa que está a destruir a Alemanha” para “Pessoa do Ano”. Foi um novo baixo nas relações entre os EUA e a Alemanha.

A massagem de Bush

O mais recente elogio de Bush foi feito numa rara entrevista para um documentário sobre Merkel, filmado pela emissora estatal alemã Deutsche WelleMas não foi o primeiro do ex-presidente, com quem a chanceler teve uma boa relação. O seu antecessor, Gerhard Schroeder, tinha-se oposto à guerra no Iraque, mas Merkel rapidamente se tornou numa aliada. “Temos a oportunidade de virar a página a um novo capítulo na nossa relação”, disse Bush na altura.

Leia mais em Diário de Notícias

Related posts
MundoPolítica

Presidenciais na Bielorrússia não foram nem livres nem justas, diz Merkel

MundoPolítica

Merkel rejeita convite de Trump para comparecer na cimeira do G7

PolíticaSociedade

Merkel pede à população para seguir "regras básicas" no desconfinamento

Assine nossa Newsletter