Artista plástico francês Christian Boltanski morre vítima de cancro

Artista plástico francês Christian Boltanski morre vítima de cancro

O artista plástico francês Christian Boltanski, conhecido pelas obras em fotografia, escultura e cinema, morreu esta quarta-feira vítima de cancro aos 76 anos, em Paris, França, informou o ex-diretor do museu de arte moderna do centro Pompidou Bernard Blistène.

“Morreu esta manhã no hospital Cochin, onde estava há alguns dias. Estava doente. Era um homem humilde, escondia as coisas o quanto podia”, disse à agência noticiosa AFP Bernard Blistène.

Autodidata, o artista plástico e fotógrafo, marcado pelo Holocausto na infância, dedicou a vida toda ao trabalho na ausência, no desaparecimento e preocupação universal diante a morte.

Considerando-se um artesão da memória através de obras heterogéneas, com filmes, fotografias e montagens, Christian Boltanski era o companheiro de longa data de Annette Messager, de 77 anos, outra artista visual de renome.

“É uma perda muito grande. Ele amou acima de tudo a comunicação entre os seres, pelas histórias, pelas memórias. Ele continuará a ser um dos maiores contadores de histórias da sua época. Foi um inventor incrível”, salientou Bernard Blistène.

Leia mais em Jornal de Notícias

Related posts
MacauPortugal

Carlos Melancia (1927-2022) – O fim de um capítulo

PortugalSociedade

Óbito/Adriano Moreira: Cerimónias fúnebres começam 2.ª feira no Mosteiro dos Jerónimos

Lifestyle

Óbito: Morreu Robbie Coltrane, ator que interpretou Hagrid em “Harry Potter”, aos 72 anos

Cultura

Morreu Angela Lansbury, estrela de 'Crime, disse ela'

Assine nossa Newsletter