Descoberto terceiro exoplaneta aquático a transitar de "surpresa" a estrela Nu2 Lupi

Descoberto terceiro exoplaneta aquático a transitar de “surpresa” a estrela Nu2 Lupi

A uma distância de 48 anos-luz da Terra, a estrela Nu2 Lupi pertence à constelação do Lobo (Lupi) e é brilhante o suficiente para ser visível a olho nu

Um estudo internacional, no qual participaram investigadores do Instituto de astrofísica e Ciências do Espaço (IA), encontrou, através do satélite Cheops, da Agência Espacial Europeia (ESA), um terceiro exoplaneta “aquático” a transitar de “surpresa” a estrela Nu2 Lupi.

Em comunicado, o IA afirma hoje que ao estudar a estrela Nu2 Lupi e os seus dois planetas mais interiores, o satélite Cheops encontrou um “exoplaneta único”.

“Um planeta aquático com uma órbita de mais de 100 dias apareceu de surpresa nos dados do Cheops, também a transitar a estrela” de um sistema planetário próximo ao da Terra, refere o comunicado.

A uma distância de 48 anos-luz da Terra, a estrela Nu2 Lupi pertence à constelação do Lobo (Lupi) e é brilhante o suficiente para ser visível a olho nu.

Os seus três planetas conhecidos (Nu2 Lupi b, Nu2 Lupi c e Nu2 Lupi d) foram detetados em 2019 pelo espetrógrafo HARPS, que está instalado no telescópio de 3,6 metros do Observatório Europeu do Sul (ESO).

Observações posteriores, com recurso ao satélite TESS, da NASA, mostraram que os dois planetas mais interiores (com órbitas de 11,6 e 27,6 dias, respetivamente) transitavam a estrela, “mas desconhecia-se que o planeta “d”, com uma órbita de cerca de 107 dias, também passava em frente à sua estrela”.

“Se orbitasse o Sol, o Nu2 Lupi d ficaria situado entre as órbitas de Mercúrio e Vénus”, afirma o IA.

Leia mais em TSF

Related posts
Futuro

Módulo científico Nauka acopla-se com sucesso à Estação Espacial Internacional

FuturoMundo

Bezos oferece 2 mil milhões de dólares de desconto à Nasa por sonda lunar Blue Origin

ChinaFuturo

Astronautas chineses fazem primeiro passeio no espaço

FuturoLifestyle

Novas imagens publicadas do robô chinês em Marte

Assine nossa Newsletter