Início » Um em cada cinco universitários tem menos de 50 euros por mês para viver

Um em cada cinco universitários tem menos de 50 euros por mês para viver

Depois de pagar as despesas fixas, que incluem a propina, transportes e habitação, universitários dizem ter pouco menos de 50 euros para fazer face a todas as restantes despesas. Entre elas poderão contar-se a alimentação ou livros. Veja os resultados do estudo nacional

Quase 25% dos alunos do ensino superior admite ter dificuldades em suportar os custos para continuar a estudar, com o agravamento da sua situação financeira devido à pandemia de covid-19, e alguns ponderam mesmo abandonar a universidade.

Estas são algumas das conclusões de uma consulta promovida por 11 associações e federações académicas entre 24 de março e 10 de abril junto dos estudantes do ensino superior, para perceber o impacto da pandemia em termos de habitação e rendimento.

Os resultados divulgados esta terça-feira, 4 de maio, traduzem as respostas de 4.013 universitários, a frequentar licenciatura e mestrado em instituições de todo o país.

Relativamente aos seus rendimentos, as associações académicas notaram “um grande impacto causado pela covid-19”, com quase um terço dos estudantes a admitir que o valor de que dispõem mensalmente foi afetado pela pandemia.

Leia mais em Delas

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!