Depois de pagar as despesas fixas, que incluem a propina, transportes e habitação, universitários dizem ter pouco menos de 50 euros para fazer face a todas as restantes despesas. Entre elas poderão contar-se a alimentação ou livros. Veja os resultados do estudo nacional
Quase 25% dos alunos do ensino superior admite ter dificuldades em suportar os custos para continuar a estudar, com o agravamento da sua situação financeira devido à pandemia de covid-19, e alguns ponderam mesmo abandonar a universidade.
Estas são algumas das conclusões de uma consulta promovida por 11 associações e federações académicas entre 24 de março e 10 de abril junto dos estudantes do ensino superior, para perceber o impacto da pandemia em termos de habitação e rendimento.
Os resultados divulgados esta terça-feira, 4 de maio, traduzem as respostas de 4.013 universitários, a frequentar licenciatura e mestrado em instituições de todo o país.
Relativamente aos seus rendimentos, as associações académicas notaram “um grande impacto causado pela covid-19”, com quase um terço dos estudantes a admitir que o valor de que dispõem mensalmente foi afetado pela pandemia.
Leia mais em Delas