"Gangue das top models" vestia roupas de luxo e assaltava casas em Espanha - Plataforma Media

“Gangue das top models” vestia roupas de luxo e assaltava casas em Espanha

Um grupo de 11 mulheres foi detido no início de abril, em Espanha, suspeito de assaltar propriedades nas zonas mais ricas de Espanha. As mulheres, a maioria com menos de 25 anos, apresentavam-se com roupas de luxo, de forma a não levantar suspeitas nos bairros abastados.

O cenário é digno de um filme da cineasta Sofia Coppola, que em 2013, retratou em “Bling Ring” a história verídica de um grupo de adolescentes endinheiradas que faziam assaltos a casas de artistas de Hollywood. O “gangue das top models”, como foi apelidado pelas autoridades espanholas, tem semelhanças com a tela de cinema. Onze mulheres da Croácia foram detidas no início de abril, em Chamberí, um bairro rico de Madrid, suspeitas de realizar sete assaltos naquela zona.

O “modus operandi” era elaborado: vestiam marcas de luxo (por vezes, imitações), usavam salto alto, estavam produzidas e “passeavam” pelos bairros ricos de Espanha, como se estivessem familiarizadas com aquele estilo de vida. Nos bolsos e nas malas da moda traziam chaves de fendas, tesouras e outros objetos para conseguir entrar nas propriedades, cientes de que ninguém estaria no interior. O objetivo era roubar dinheiro e joias. Num dos assaltos, por exemplo, deixaram intactos os objetos tecnológicos.

O esquema dura há pelo menos dez anos. Nenhuma das mulheres mora em Espanha, mas na Croácia, de onde são naturais. A polícia detalha que o grupo é um clã familiar, devidamente hierarquizado. Todas sabem devidamente qual o seu lugar dentro da organização e em cada assalto (desde a vigilância à entrada nas casas). As mulheres são dirigidas por um patriarca, que permanece na Croácia. “Neste caso eram elas que chamavam menos a atenção para fazer este tipo de crimes”, disse uma porta-voz da polícia espanhola, citado pelo jornal “El País”.

Leia mais em Jornal de Notícias

Related posts
AngolaPolítica

“Pobreza não deve justificar aumento de crimes na família”, diz ministra de Estado

MundoSociedade

Cibercriminosos miram empresas de vacinas e saúde na pandemia

AngolaSociedade

Mulher morta pelo namorado por causa de uma galinha

AngolaSociedade

Polícia angolana desmantelou grupos de assaltantes na província do Uíge

Assine nossa Newsletter