Hong Kong não transmitirá festa do Oscar pela 1a vez desde 1969 - Plataforma Media

Hong Kong não transmitirá festa do Oscar pela 1a vez desde 1969

A cerimônia do Oscar não será transmitida em Hong Kong pela primeira vez em mais de meio século – confirmou a emissora local nesta segunda-feira (29), enquanto persistem as dúvidas sobre se os principais prêmios de Hollywood serão exibidos na China continental.

A festa tem sido transmitida em Hong Kong todos os anos desde 1969 pela TVB, em seu sinal em inglês. Agora, nenhum canal emitirá a premiação que acontece mês que vem.

“Foi uma decisão puramente comercial que nos levou a não acompanhar o Oscar este ano”, disse um porta-voz da TVB à AFP. 

Esta decisão surge depois de a Bloomberg News ter informado, no início do mês, que o Departamento de Propaganda do Partido Comunista de China ordenou aos veículos da imprensa estatal que minimizassem o Oscar e não transmitissem a festa ao vivo.

Acredita-se que o motivo da decisão seja a indicação de “Do Not Split”, um curto documentário sobre os protestos pró-democracia de Hong Kong, assim como as quatro indicações para a diretora americana de origem chinesa Chloe Zhaom por “Nomadland”. 

Desde então, a imprensa estatal publica artigos críticos do documentário, enquanto os nacionalistas atacam Zhao pelos comentários que vem fazendo há anos sobre a China. 

A emissora estatal CCTV, que transmitiu as edições anteriores do Oscar, ainda não confirmou se mantém a programação deste ano.

Related posts
Cultura

Cerimónia dos Óscares terá sedes na Grã-Bretanha e França para os que não puderem viajar

Cultura

"Mank" lidera corrida aos Oscars com dez nomeações

CulturaPortugal

Filme "Vitalina Varela" de Pedro Costa de fora da corrida aos Óscares

CulturaMundo

'Uma Noite em Miami': o encontro de titãs do movimento negro com o Óscar na mira

Assine nossa Newsletter