Início » Estados Unidos pedem ao G-20 que ajude os países pobres a comprar vacinas

Estados Unidos pedem ao G-20 que ajude os países pobres a comprar vacinas

Os Estados Unidos pediram nesta quinta-feira aos países do G-20 que aumentem a ajuda aos países pobres para melhorar o acesso às vacinas contra o coronavírus, como forma de estimular a economia mundial

Num e-mail enviado aos seus colegas à margem da reunião virtual do G20, a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, observou que o seu país está comprometido com uma campanha de vacinação eficaz e abrangente para a sua população, mas exortou os países a irem além das suas fronteiras.

“Peço aos países que aumentem a sua ajuda”, disse Yellen, que sustentou que “um programa de vacinação rápida que seja verdadeiramente global será o estímulo mais forte que pode ser dado à economia mundial”.

No mundo, o processo de vacinação é desigual e há dúvidas sobre o fornecimento das vacinas. Na quarta-feira, o vice-diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Jarbas Barbosa, apoiou a declaração das vacinas contra a covid-19 como um “bem público global”.

A secretária norte-americana do Tesouro defendeu que “sem acesso às vacinas, muitos países de rendimentos baixos sofrerão trágicas perdas de vidas e um atraso desnecessário na sua recuperação”.

Na carta, Yellen defendeu que os países do G-20 mantenham os planos maciços de estímulo à economia atualmente em vigor e evitem retirar a ajuda muito cedo. 

A secretária opinou ainda que o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial devem continuar a ser os atores preponderantes para superar a crise económica gerada pela pandemia.

Yellen argumentou que, sem mais ações internacionais para apoiar os países mais pobres, há o risco de uma divergência perigosa e permanente na economia global e afirmou que instituições como o FMI e o Banco Mundial “devem continuar a desempenhar um papel no financiamento da resposta sanitária global”.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!