Início » Havia menos médicos em dezembro do que no início da pandemia

Havia menos médicos em dezembro do que no início da pandemia

O setor da saúde foi o que mais contribuiu para o aumento do número de funcionários públicos no ano passado, sobretudo enfermeiros e auxiliares. Número de trabalhadores do Estado teve o maior aumento desde 2015.

Em dezembro do ano passado, estavam no setor público mais de 31 mil médicos. O valor é mais elevado do que um ano antes, mas mais baixo do que no final de março quando a pandemia começou a disseminar-se em Portugal, indicam os dados da Direção-geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP).

No final do primeiro trimestre do ano (janeiro a março) existiam 31 898 clínicos, mas no fecho do ano eram 31 098, ou seja, menos 800 médicos, correspondendo a uma queda de 2,5%.

O primeiro caso de covid-19 foi diagnosticado no dia 02 de março do ano passado – um médico português regressado de Itália e internado num hospital do Norte do país. Apenas 16 dias depois foi decretado o primeiro estado de emergência.

O investimento no Serviço Nacional de Saúde (SNS), incluindo a contratação de médicos, tem sido um dos temas de maior confrontação entre o Governo e o Bloco de Esquerda, com o ministro das Finanças a garantir mais clínicos para o SNS.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website