Para evitar haver mais plástico do que peixe no mar, oceanos são debatidos em Lisboa - Plataforma Media

Para evitar haver mais plástico do que peixe no mar, oceanos são debatidos em Lisboa

A Conferência Oceano Que Pertence a Todos vai juntar nos dias 22 e 23 três dezenas de participantes de 17 nacionalidades. António Guterres lançou agora sério alerta sobre o destino trágico dos mares, e o seu enviado especial para o Oceano, Peter Thomson, será um dos que tentarão debater soluções.

Sete meses antes de Neil Armstrong pisar a Lua, outro astronauta americano, William Anders, sobrevoou o satélite natural da Terra e tirou uma foto a mostrar o nosso planeta em todo o seu esplendor. Aquele instantâneo de dezembro de 1968, resultado da missão Apollo 8, mostrava um brilhante planeta azul no meio da escuridão, confirmando que apesar do nome Terra é o mar que cobre a maior parte da sua superfície, uns 70%. E é exatamente o mar o tema da grande conferência Oceano Que Pertence a Todos, que se realiza nos dias 22 e 23 em Lisboa, com transmissão via Zoom e YouTube a partir das 09h00 em ambos os dias.

“É objetivo da conferência debater sobre alguns dos desafios relativos ao oceano, desde a invasão de plásticos nas cadeias alimentares e o degelo do Ártico às implicações da extensão das plataformas continentais, desde a extração de energias limpas e de inputs para as indústrias biotecnológicas e outras à insegurança provocada pela pirataria e o tráfico de pessoas e drogas, desde as prioridades da investigação ao papel dos ativistas ambientais”, explica Fernando Jorge Cardoso, diretor executivo do Clube de Lisboa, entidade responsável pelo evento.

Leia mais em Diário de Notícias

Este artigo está disponível em: English

Related posts
Macau

Governo de Macau sem novos planos para reduzir plástico

Brasil

Dependência do plástico preocupa especialistas brasileiros

MacauPolítica

Deputada Ella Lei declara “guerra” às garrafas de plástico

China

Proibidos produtos descartáveis em plástico não-biodegradável

Assine nossa Newsletter