No Brasil há idosos que recebem "dose de ar" ao invés da vacina - Plataforma Media

No Brasil há idosos que recebem “dose de ar” ao invés da vacina

A internet está a ser usada para divulgar imagens de burlas na vacinação de idosos, no Brasil. Foram identificados casos em que enfermeiros tentam enganar os pacientes ao administrar a vacina contra a covid-19, mas são apanhados pelos familiares que acompanham o processo e que registaram o momento em que os profissionais de saúde inserem a agulha. O problema é que alguns não injetam o líquido ou a seringa está vazia – esta ação está a ser designada de “dose de ar”.

Segundo a imprensa local, o objetivo destes profissionais de saúde seria guardar a dose para injetar em familiares ou amigos.

Em Petrópolis, no Rio de Janeiro, uma idosa de 94 anos foi filmada a ser picada pela a agulha, mas as imagens de vídeo mostram que a seringa se encontrava vazia na fase de aplicação. Contudo, o familiar que acompanhava a paciente sugeriu que a enfermeira realizasse a troca da seringa e, ao dirigir-se à idosa já com uma nova, constata que esta segunda seringa também estava sem dose. A técnica foi afastada do cargo e já identificada.

Leia mais em Jornal de Notícias

Artigos relacionados
Angola

Apreendidas milhares de vacinas falsas

BrasilSociedade

Butantan recebe insumos para mais 14 milhões de doses de vacina

Política

Cinco países estabelecem aprovação acelerada de vacinas contra variantes da covid-19

Economia

Batalha pelo acesso às vacinas contra a covid divide a OMC

Assine nossa Newsletter