Desconfinamento: Costa pressiona cientistas para definirem critérios - Plataforma Media

Desconfinamento: Costa pressiona cientistas para definirem critérios

Rui Rio pressionou o primeiro-ministro para seguir os critérios que o epidemiologista Manuel Carmos Gomes defendeu para que se decrete um confinamento. Agora é o primeiro-ministro António Costa que pressiona os cientistas para “um esforço de consensualização científica” sobre esses critérios.

“Na última reunião do Infarmed, um dos cientistas [Manuel Carmo Gomes] propôs três marcas fundamentais que deveriam servir como linha vermelha para se decretar confinamento (e não linhas verdes para lhe pôr fim). Por isso, pedi aos nossos cientistas um esforço de consensualização científica sobre aquilo que devem ser os níveis relativamente aos quais as medidas devem ser adotadas.”

A informação foi avançada esta quinta-feira pelo primeiro-ministro, na conferência de imprensa com que apresentou as conclusões do Conselho de Ministros que discutiu e aprovou o decreto que vai regulamentar o novo estado de emergência para a próxima quinzena (das 00.00 de 15 de fevereiro às 23h59 do dia 1 de março de 2021).


Dizendo que estes foram os “trabalhos de casa” que encomendou aos cientistas no final da reunião, António Costa respondeu assim à pressão que lhe tem sido feita pelo líder do PSD. Rui Rio também participou na reunião do Infarmed e a seguir, falando aos jornalistas, defendeu que devia ser seguido o caminho proposto por Manuel Carmo Gomes. “São regras de gestão, de bom senso e parece-me bem que o Governo siga estas regras (…) A metodologia está bem e se tivesse sido feito sempre assim Portugal não teria chegado onde chegou. Todos teremos responsabilidade, o Governo terá muito mais”, disse.

Leia mais em Diário de Notícias

Artigos relacionados
PortugalSociedade

Desceu para metade percentagem do total de mortes atribuída à covid

PortugalSociedade

Descobrimos quem quis contratar jornalistas para manipular sobre covid. Diz que a ideia não foi sua

PortugalSociedade

Combate à obesidade infantil em Portugal comprometida pela pandemia

PortugalSociedade

Especialistas pedem prioridade na vacinação para pessoas com doença mental grave

Assine nossa Newsletter