Início » Angola e Índia analisam cooperação nos setores da indústria e comércio

Angola e Índia analisam cooperação nos setores da indústria e comércio

O ministro do Comércio e Indústria, Victor Fernandes, e a embaixadora da Índia em Angola, Pratibha Parkar, apreciaram, nesta terça-feira, em Luanda, os acordos de parceria entre os dois países nas áreas comercial e industrial.

Durante o encontro revisitaram os protocolos assinados no âmbito dos diamantes, petróleo, agricultura, tecnologia de informação, saúde, indústria alimentar e segurança alimentar.

Na ocasião, o ministro do Comércio e Indústria, Victor Fernandes, considerou o encontro como significativo, sublinhando que ajudará a fortalecer as relações entre Angola e a índia nos dois sectores que dirige.

Explicou que Angola melhorou o seu ambiente de negócios, mormente nos sectores da indústria transformadora e alimentar, na saúde e tecnologia.

Por sua vez, a embaixadora da Índia em Angola, Pratibha Parkar, disse ser satisfatória a relação entre os dois países nos sectores da indústria e comércio.

Salientou que as trocas comerciais entre Angola e a Índia, no período de 2017 a 2019, atingiram USD 3 biliões, nas exportações, e nas importações atingiram os USD 4,3 milhões, dominadas pelas remessas de petróleo angolano para aquele país.

Angola importa da Índia produtos farmacêuticos, máquinas agrícolas, materiais eléctricos, veículos automóveis, entre outros.

Disse que a Índia identificou potenciais em Angola nas áreas da saúde, agricultura, processamento alimentar, lapidação de diamantes, entre outras.

As trocas comerciais entre Angola e Índia datam de Outubro de 1986.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!