Angola e Índia analisam cooperação nos setores da indústria e comércio - Plataforma Media

Angola e Índia analisam cooperação nos setores da indústria e comércio

O ministro do Comércio e Indústria, Victor Fernandes, e a embaixadora da Índia em Angola, Pratibha Parkar, apreciaram, nesta terça-feira, em Luanda, os acordos de parceria entre os dois países nas áreas comercial e industrial.

Durante o encontro revisitaram os protocolos assinados no âmbito dos diamantes, petróleo, agricultura, tecnologia de informação, saúde, indústria alimentar e segurança alimentar.

Na ocasião, o ministro do Comércio e Indústria, Victor Fernandes, considerou o encontro como significativo, sublinhando que ajudará a fortalecer as relações entre Angola e a índia nos dois sectores que dirige.

Explicou que Angola melhorou o seu ambiente de negócios, mormente nos sectores da indústria transformadora e alimentar, na saúde e tecnologia.

Por sua vez, a embaixadora da Índia em Angola, Pratibha Parkar, disse ser satisfatória a relação entre os dois países nos sectores da indústria e comércio.

Salientou que as trocas comerciais entre Angola e a Índia, no período de 2017 a 2019, atingiram USD 3 biliões, nas exportações, e nas importações atingiram os USD 4,3 milhões, dominadas pelas remessas de petróleo angolano para aquele país.

Angola importa da Índia produtos farmacêuticos, máquinas agrícolas, materiais eléctricos, veículos automóveis, entre outros.

Disse que a Índia identificou potenciais em Angola nas áreas da saúde, agricultura, processamento alimentar, lapidação de diamantes, entre outras.

As trocas comerciais entre Angola e Índia datam de Outubro de 1986.

Artigos relacionados
AngolaSociedade

Índia disponível para apoiar Angola no acesso às vacinas para a Covid-19

BrasilFuturo

Índia lança o primeiro satélite de vigilância desenvolvido pelo Brasil

ChinaMundo

Oito meses depois ELP fala de mortes na disputa fronteiriça

ChinaPolítica

China e Índia anunciam retirada de tropas em área disputada

Assine nossa Newsletter