Portugal é um dos países que menos emprega imigrantes - Plataforma Media

Portugal é um dos países que menos emprega imigrantes

O país que sempre foi marcado pela emigração, figura no fim da tabela entre os países da Europa dos 27 que menos emprega população estrangeira. No Dia Internacional das Migrações (que se assinalada esta sexta-feira), a Pordata torna público um dado novo: apenas 3% da população empregada é estrangeira

Os dados referentes a 2019 calam fundo no que respeita à integração dos migrantes em Portugal: apenas 3% da população empregada é estrangeira. No Luxemburgo, por exemplo, o número ultrapassa os 53% da população empregada. Os dados acabam de ser revelados pela Pordata (através da Fundação Francisco Manuel dos Santos), a propósito do Dia Internacional das Migrações, que se assinala esta sexta-feira, 18 de dezembro.

“Comparativamente à nacional, a população estrangeira é mais vulnerável ao desemprego”, sublinha a Pordata, lembrando que, em 2019, a taxa de desemprego atingiu quase 12% da população ativa estrangeira, o dobro do valor registado com a população ativa nacional.

Mas para compreender estes dados é importante sublinhar vários aspetos, tal como explica ao DN Natalya Bekh, presidente da Peacefull Parallel, dedicada às migrações, Asilo e Refugiados. Natural da Ucrânia, chegou a Portugal há quase duas décadas.

Leia mais em Diário de Notícias

Este artigo está disponível em: English 繁體中文

Artigos relacionados
PortugalSociedade

Estudo diz que crianças imigrantes em Portugal têm risco acrescido de problemas de saúde mental

AngolaBrasil

Imigrantes com empregos precários mais atingidos pela crise e abusos

Assine nossa Newsletter