Início » Poder de compra dos portugueses está pior do que há dez anos

Poder de compra dos portugueses está pior do que há dez anos

Elisabete Tavares

Na última década, Portugal recuou no indicador de paridade de poder de compra face à média da União Europeia. Está atrás de países como a Estónia e a Lituânia.

É uma década perdida em termos de paridade de poder de compra dos portugueses, face à média dos pares da União Europeia (UE). O Produto Interno Bruto (PIB) per capita, expresso em paridades de poder de compra, fixou-se em 79,2% da média da UE em 2019. Corresponde a uma ligeira melhoria face a 2018, mas está aquém do valor registado em 2009, de 83,1%, segundo dados divulgados nesta terça-feira (15 de dezembro) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Entre os 19 Estados membros que integram a zona euro, Portugal ocupava em 2019 a 16.ª posição, abaixo da Estónia (83,8%), da Lituânia (83,5%) e à frente da Eslováquia (68,2%), da Letónia (69,1%) e da Grécia (66,5%).

“Não me surpreende. É um sinal da nossa estagnação”, disse João Duque, economista e professor do ISEG. “E estamos a ser ultrapassados por países como a Estónia e a Lituânia. É impressionante”, adiantou. Salientou que aqueles dois países partiram de valores muito abaixo dos de Portugal. No caso da Estónia, registava em 2009 um valor de 64,6% e a Lituânia não passava dos 56,9%.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!