Poder de compra dos portugueses está pior do que há dez anos - Plataforma Media

Poder de compra dos portugueses está pior do que há dez anos

Na última década, Portugal recuou no indicador de paridade de poder de compra face à média da União Europeia. Está atrás de países como a Estónia e a Lituânia.

É uma década perdida em termos de paridade de poder de compra dos portugueses, face à média dos pares da União Europeia (UE). O Produto Interno Bruto (PIB) per capita, expresso em paridades de poder de compra, fixou-se em 79,2% da média da UE em 2019. Corresponde a uma ligeira melhoria face a 2018, mas está aquém do valor registado em 2009, de 83,1%, segundo dados divulgados nesta terça-feira (15 de dezembro) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Entre os 19 Estados membros que integram a zona euro, Portugal ocupava em 2019 a 16.ª posição, abaixo da Estónia (83,8%), da Lituânia (83,5%) e à frente da Eslováquia (68,2%), da Letónia (69,1%) e da Grécia (66,5%).

“Não me surpreende. É um sinal da nossa estagnação”, disse João Duque, economista e professor do ISEG. “E estamos a ser ultrapassados por países como a Estónia e a Lituânia. É impressionante”, adiantou. Salientou que aqueles dois países partiram de valores muito abaixo dos de Portugal. No caso da Estónia, registava em 2009 um valor de 64,6% e a Lituânia não passava dos 56,9%.

Leia mais em Diário de Notícias

Este artigo está disponível em: 繁體中文

Artigos relacionados
PortugalSociedade

Covid-19: Portugueses marcam testes antes do Natal para poder estar com a família

EconomiaPortugal

Portugueses são dos europeus com menos capacidade de pagar contas

PortugalSociedade

Insatisfeitos e preocupados. Como a pandemia alterou o bem-estar dos portugueses?

PortugalSociedade

Metade dos portugueses em idade fértil não tem filhos

Assine nossa Newsletter