Ex-líder do Fórum Macau é a nova embaixadora da China em São Tomé e Príncipe - Plataforma Media

Ex-líder do Fórum Macau é a nova embaixadora da China em São Tomé e Príncipe

A ex-Secretária-Geral do Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Macau) é a nova embaixadora da República Popular da China em São Tomé e Príncipe.

Xu Yingzhen acaba de apresentar as Cartas Credenciais ao Presidente do país africano, Evaristo Carvalho. A diplomata terminou o seu mandato em Macau e regressou a Pequim no dia 13 de Setembro.

No momento de acreditação, no palácio presidencial de São-Tomé, Xu Yingzhen transmitiu as “saudações cordiais” de Xi Jinping ao seu homólogo santomense, bem como “os melhores votos do Governo e povo chinês ao Governo e povo santomense”. A nova embaixadora da China em São Tomé e Príncipe salientou que “as relações amistosas entre os dois países baseadas no Princípio de Uma Só China desenvolvem-se a um bom rítmo, caraterizadas pela confiança política mútua reforçada e o intercâmbio e cooperação repletos de resultados frutíferos”.

Xu reafirmou ainda a vontade do Governo chinês de apoiar o desenvolvimento sustentável de São Tomé e Príncipe no quadro da cooperação bilateral.

Por seu turno, o Presidente da República de São Tomé e Príncipe, Evaristo Carvalho, sublinhou que a fraternidade entre os dois povos da China e de São Tomé e Príncipe tem uma história desde tempos remotos. “Após o restabelecimento das relações diplomáticas, a cooperação bilateral em vários domínios têm-se reforçado cada vez mais.”

Xu Yingzhen assumiu o cargo de o cargo de Secretária-Geral do Secretariado Permanente do Fórum de Macau em julho de 2016. Presidiu à 5.ª Conferência Ministerial do Fórum de Macau, à celebração do 15.º aniversário da criação do Fórum de Macau e também participou nas comemorações do 20.º aniversário do Estabelecimento da RAEM.

Artigos relacionados
ChinaEconomia

Cooperação Macau/Shenzhen de olhos postos nos mercados lusófonos

Grande BaíaMacau

Cooperação: Ho Iat Seng de visita a Dongguan e Huizhou

PortugalSociedade

Programa agroflorestal português distribui árvores de sândalo em Timor-Leste

ChinaGrande Baía

Acordo UE-China deverá estender-se a Macau e Hong Kong, prevê Sales Marques

Assine nossa Newsletter