Início Mundo Maior iceberg do mundo é registado em voo militar; veja fotos

Maior iceberg do mundo é registado em voo militar; veja fotos

Uma aeronave da Força Aérea Britânica obteve novas imagens do maior icebergue do mundo, enquanto este flutua pelo sul do oceano Atlântico, ao leste da Argentina. Conhecido como A68a, o icebergue é tão grande – tem 4,2 mil quilómetros quadrados – que não consegue ser visto em sua totalidade numa única foto.

No entanto, seu estado de conservação é cada vez pior: as imagens revelam diversas rachaduras e fissuras, inúmeros pedaços de gelo que se desprenderam do bloco principal e o que parecem ser túneis sob a superfície da água.

O icebergue vindo da Antártida está no momento rumando em direção às ilhas da Geórgia do Sul, um território ultramarino britânico no Atlântico Sul. O A68a está no momento a apenas 200 km de distância de uma das ilhas, e existe a chance real de ele ficar preso nas águas costeiras mais rasas.

Leia mais em Folha de S.Paulo.