Potencial petrolífero é de 40 mil milhões de dólares - Plataforma Media

Potencial petrolífero é de 40 mil milhões de dólares

As empresas angolanas do sector petrolífero apenas aproveitam cerca de 10 por cento do potencial estimado em 40 mil milhões de dólares que a indústria nacional movimenta anualmente.

De acordo com o fundador e director da PetroAngola, Patrício Quingongo, a recente Lei sobre o Conteúdo Local protege as prestadoras de serviços, mas ao mesmo tempo aumenta os desafios às referidas empresas, pois que a indústria petrolífera é de capital intensivo e bastante exigente com a qualidade e rigor do que é ofertado ao sector.

Disse que a aprovação do decreto 271/20 abriu novas oportunidades ao empresariado, a fim deste participar, activamente, no sector, e que por falta de capacidade interna, 90 por cento do valor gerado é exportado em forma de lucro das companhias e compra de serviços.

Na abertura da conferência internacional, o secretário de Estado para o Petróleo e Gás, José Alexandre Barroso, destacou que o Executivo aprovou, recentemente, um novo diploma sobre o Conteúdo Local, no qual congrega vários aspectos legais, anteriormente disseminados em vários regulamentos.

Esta realidade, segundo disse, dificultava a aplicabilidade e o cumprimento das leis por parte das empresas.

Leia mais em Jornal de Angola

Este artigo está disponível em: English

Related posts
AngolaEconomia

Angola tem reservas internacionais líquidas suficientes para cobrir 11 meses de importações

AngolaPolítica

Sonangol e Endiama serão parcialmente privatizadas até 2022

AngolaEconomia

7% do negócio mundial de diamantes vem da produção angolana

AngolaEconomia

Standard Bank prevê recessão em Angola até 2023 e "mais dor" para contribuintes

Assine nossa Newsletter