Início Mundo Departamento de Defesa dos EUA não autoriza exploração de mina polémica no Alasca

Departamento de Defesa dos EUA não autoriza exploração de mina polémica no Alasca

Plataforma com Lusa

Esta quarta-feira, o Departamento da Defesa dos EUA recusou autorizar a exploração da mina de ouro e cobre Pebble Mine, no Estado do Alasca.

O projeto tem sido criticado pelo impacto ambiental que teria se fosse autorizado. Em comunicado enviado à AFP, o coronel Damon Delarosa, comandante do distrito do Alasca do Corpo de Engenheiros do Exército (USACE, na sigla em Inglês), indicou que o plano apresentado pela Pebble Limited Partnership para tirar os detritos “não respeita as recomendações da Lei sobre a Proteção da Água (Clean Water Act, em Inglês), além de que o projeto é “contrário ao interesse geral”.

Em 2014, na presidência de Barack Obama, a agência de proteção do ambiente (EPA, na sigla em Inglês) já tinha tentado bloquear o projeto, salientando as consequências nefastas para a pesca local.

Mas o governo de Donald Trump tinha autorizado a Pebble Limited Partnership, filial do grupo canadiano Northern Dynasty Minerals, a apresentar um pedido de licença para exploração.

Além dos militantes ecologistas e dos povos autóctones, próximos de Trump também se tinham manifestado contra o projeto, como o seu filho Donald Trump Jr, que é adepto da pesca na Baía de Bristol.

O presidente eleito, Joe Biden, já tinha divulgado em agosto, através de um comunicado, a sua oposição ao projeto, retirando a posição do governo Obama, quando era vice-presidente.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!