Início » Cenário preocupante. Todas as perguntas e respostas da reunião do Infarmed

Cenário preocupante. Todas as perguntas e respostas da reunião do Infarmed

Reunião no Infarmed traçou um cenário preocupante, com números em crescimento há mais de um mês. Aumento está agora a dar sinais de algum abrandamento. Primeiras vacinações apontadas para o início do ano.

Vários especialistas em epidemiologia e saúde pública voltaram esta quarta-feira ao Infarmed para falar da atual situação da pandemia de covid-19. Abordagens diferentes, mas com vários pontos em comum: a incidência é hoje bastante mais alta do que foi na primeira vaga da pandemia, e muito preocupante, embora o aumento dos contágios vá dando alguns sinais de abrandamento. O mesmo é dizer que os números continuam a aumentar, e em valores altos, mas a um ritmo mais lento. Uma boa notícia que está muito longe de afastar preocupações, nomeadamente quanto à capacidade de resposta dos serviços de saúde. Eis algumas das principais linhas do que foi dito hoje:

Como está a situação atualmente?

Esta foi a questão central da intervenção de Baltazar Nunes, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, que afirmou na reunião que o Rt nacional (o índice de transmissão da doença) está “acima de um há 88 dias”, verificando-se uma média diária de 6 488 novos casos, um valor “seis vezes superior” ao que se verificou na primeira onda de março/abril.

Ainda assim o crescimento está a abrandar, dado que o tempo que demora a duplicar o número de novos casos diários tem vindo a aumentar: “Continuam a crescer [os novos casos por dia] mas com um crescimento menos acentuado desde o meio de outubro”, afirmou Baltazar Nunes.

De acordo com Baltazar Nunes “só com uma redução dos contactos na comunidade superior a 60% e uma elevada cobertura do uso de máscara é possível trazer o Rt para baixo de 1” e mantê-lo aí “por várias semanas”.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!