Início » Zainadine e Witi acusam positivo na seleção moçambicana

Zainadine e Witi acusam positivo na seleção moçambicana

Filipe Sousa

Os futebolistas Zainadine (Marítimo) e Witi (Nacional) falharam hoje o jogo entre Moçambique e os Camarões por ter feito testes positivos para o novo coronavírus, confirmou em comunicado a Federação Moçambicana de Futebol.

Além destes dois elementos, outros seis jogadores e o treinador português da seleção, Luís Gonçalves, tiveram testes positivos.

“Testei positivo, não fui para o banco de suplentes e vários atletas não puderam ir a jogo, pelo mesmo motivo. Isto alterou toda a estratégia do desafio. Ainda assim, a história do jogo demonstrou que, com mais eficácia, tínhamos, pelo menos, conseguido o empate. Desperdiçámos uma grande penalidade e várias oportunidades na ‘cara’ do guarda-redes. Por outro lado, o adversário, aproveitou os nossos erros defensivos. Temos de continuar o nosso trabalho, sabendo que a decisão para o acesso à CAN será em março”, disse o técnico, citado pela sua assessoria de imprensa.

A Federação Moçambicana de Futebol (FMF) comunicou que, “na sequência dos testes de despiste à Covid-19 realizados em Maputo, conforme as instruções do protocolo FIFA/CAF, foram detetados casos positivos no seio da seleção nacional AA”, dado conta de oito jogadores infetados, bem como um elemento da equipa técnica e outro da equipa médica.

Os dois atletas dos clubes madeirenses deverão falhar os jogos da terceira eliminatória da Taça de Portugal agendado para o próximo fim de semana, com o Nacional a deslocar-se ao recinto do Casa Pia, no domingo, e o Marítimo a Penafiel, na segunda-feira.

Moçambique perdeu o jogo por 2-0 com a seleção orientada pelo português António Conceição. A formação dos Camarões está isolada na frente do grupo F de qualificação para a Taça das Nações Africanas (CAN2021).

A formação moçambicana já tinha perdido por 4-1 na quinta-feira diante dos mesmos Camarões. Em foco mais uma vez o avançado Vincent Aboubakar, ex-FC Porto, que marcou aos 25 minutos, aproveitando-se da distração dos centrais moçambicanos, para frustração da maioria dos cinco mil adeptos presentes no Estádio Nacional do Zimpeto, em Maputo.

Serge Tabekou marcou o segundo e o marcador ficou nos 2-0 até ao final.

Moçambique está em segundo lugar do grupo, com menos 6 pontos e pode beneficiar se conseguir assegurar a vice-liderança, uma vez que os Camarões estão automaticamente apurados para a fase final por serem anfitriões da CAN2022.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!