Coronavírus circula em Itália desde setembro de 2019 - Plataforma Media

Coronavírus circula em Itália desde setembro de 2019

 O coronavírus Sars-CoV-2 já circulava em Itália em setembro de 2019, muito antes do que se imaginava até agora, de acordo com um estudo divulgado neste domingo pelo Instituto dos Tumores de Milão e pela Universidade de Siena

A pesquisa foi publicada pela revista científica Tumori Journal e se baseou em amostras coletadas em 959 pessoas que participaram de uma campanha de detecção de câncer de pulmão entre setembro de 2019 e março de 2020.   

Uma análise no sangue dos participantes mostrou que pelo menos 111 (11,6%) já tinham anticorpos para o Sars-CoV-2. Desses 111, 14% participaram da campanha de rastreio em setembro do ano passado. Até agora, acreditava-se que o novo coronavírus começara a circular na Itália em dezembro.   

Ainda segundo o estudo, os pacientes que tinham anticorpos já em setembro de 2019 eram provenientes de cinco regiões: Emilia-Romagna, Lazio, Ligúria, Lombardia e Vêneto.   

A Itália é um dos países mais atingidos pela pandemia de coronavírus e contabiliza quase 1,2 milhão de casos e mais de 45 mil mortes, de acordo com o Ministério da Saúde.   

Leia mais em ISTOÉ

Este artigo está disponível em: English

Artigos relacionados
MundoSociedade

Região de Nápoles passa a ser "zona vermelha" pelo coronavírus

MundoSociedade

Italianos esgotam suplemento de leite infantil, convencidos que protege do vírus

MundoSociedade

Itália encerra teatros e cinemas e obriga bares e restaurantes a fechar às 18:00

MundoSociedade

Covid19: Itália ultrapassa 500 mil casos desde o início da pandemia

Assine nossa Newsletter