EUA contam votos. Os estados que faltam e uma dúvida chamada Arizona - Plataforma Media

EUA contam votos. Os estados que faltam e uma dúvida chamada Arizona

Mais de 24 horas depois de as urnas terem fechado nos últimos estados dos EUA, Alasca e Havai, ainda há cinco onde não há projeção de vencedor. E num sexto estado, há media norte-americanos quem dizem que Biden ganhou, mas outros ainda não deram esse passo

Para vencer as presidenciais norte-americanas, um candidato precisa de 270 votos no Colégio Eleitorial. A corrida entre o presidente Donald Trump e o democrata Joe Biden está renhida, havendo ainda cinco estados que não declararam um vencedor (para não falar das ameaças de recurso à justiça e recontagens).

No Arizona, que vale 11 votos, há quem já tenha dado a vitória a Biden, mas outros ainda não o fizeram. Com base nos dados da AP (que já entregou o Arizona ao democrata), este tem 264 votos e só precisa de mais um estado para ser o próximo presidente dos EUA. Trump tem 214 e tem um caminho mais complicado pela frente.

Estes são os estados em aberto.

Geórgia, 16 votos

Donald Trump lidera por 23 mil votos, segundo a AP, quando se estima que estejam contados 98% dos votos. Mas Joe Biden tem vindo a recuperar terreno.

A corrida ainda é considerada demasiado próxima para haver uma declaração de vencedor porque os votos que faltam incluem os votos por correspondência nas áreas com maior número de habitantes, incluindo na região metropolitana de Atlanta, que pende para os democratas.

Biden, segundo a AP, está a ter melhores resultados do que Hillary Clinton em 2016 nessas zonas.

A contagem ainda decorre na Geórgia, mas provavelmente só esta tarde se saberá mais dados.

Leia mais em Diário de Notícias

Artigos relacionados
MundoPolítica

Acompanhe os resultados das eleições presidenciais dos EUA em direto

MundoPolítica

Sem provas, Trump diz que venceu eleição

Política

Jill Biden contra Melania Trump. As mulheres dos candidatos

BrasilMundo

Bolsonaro levanta suspeitas de ingerência externa nas eleições dos Estados Unidos

Assine nossa Newsletter