NASA encontrou água na Lua. Próximo passo é saber se é potável - Plataforma Media

NASA encontrou água na Lua. Próximo passo é saber se é potável

Foi encontrada água na superfície da Lua que é iluminada pelo Sol. Próximo passo é descobrir se o líquido é potável e pode ajudar nas missões espaciais.

A NASA divulgou esta segunda-feira, a descoberta “empolgante” do Stratospheric Observatory for Infrared Astronomy (SOFIA), que desde 2018 procurava por água na Lua. O próximo passo da investigação é descobrir se a água é potável e se ela poderá ser usada como um recurso natural, como acontece na Terra.

A água foi encontrada numa das crateras lunares que pode ser vista da Terra, a cerca de 382.700 quilómetros de distância. Uma das teorias da Nasa revela que a água pode ter sido revelada com os impactos causados por meteoritos ou pela interação energética de partículas que foram ejetadas do Sol.

A descoberta aconteceu quase “por acaso”, uma vez que a equipa estava a realizar testes de observação da Lua, segundo Naseem Rangwala, cientista da missão SOFIA – um avião Boeing 747SP modificado que carrega um telescópio de 2,7 metros e voa a uma altitude entre os 11,5 e os 13,7 quilómetros.

Leia mais em Diário de Notícias

Este artigo está disponível em: English

Artigos relacionados
FuturoMundo

NASA escolhe Nokia para montar rede 4G na Lua

FuturoMundo

NASA anuncia programa para levar primeira mulher à Lua em 2024

ChinaMundo

Estados Unidos e China: duelo pela liderança mundial

MundoSociedade

Amostras de Marte recolhidas por robô só serão enviadas para a Terra em 2031

Assine nossa Newsletter