Tentativas de impedir países de cooperarem estão votadas ao fracasso, diz porta-voz chinês

por Antonio Bilrero
Agência Xinhua

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Zhao Lijian, previu que qualquer tentativa de impedir, por meio de pressão ou coerção, que os países cooperem normalmente está votada ao fracasso.

Zhao Lijian comentava declarações de um alto funcionário dos EUA que instou o Sri Lanka a tomar “decisões difíceis, mas necessárias”, especialmente sobre a influência da China neste país do Índico.

O porta-voz chinês disse que os comentários do funcionário norte-americano estavam “repletos de mentalidade de Guerra Fria e mentalidade hegemónica”, os quais expõem totalmente a prática persistente dos Estados Unidos de interferirem imprudentemente nas políticas interna e externa de outros países para forçar os pequenos e médios países a tomarem partido.

Zhao lembrou que a China e o Sri Lanka são vizinhos tradicionalmente amigáveis e, por muito tempo, desenvolveram relações com base nos Cinco Princípios da Coexistência Pacífica e realizaram uma cooperação amigável com base na consulta em pé de igualdade, benefício mútuo e resultados “win-win”, proporcionando benefícios tangíveis para os dois povos.

“A China trabalhará com o Sri Lanka para expandir e aprofundar resolutamente a parceria de cooperação estratégica entre os dois países”, garantiu.

A China acredita que todos os países, grandes ou pequenos, têm o direito de desenvolver relações externas de forma independente com base nos próprios interesses, disse ainda Zhao.

“Qualquer tentativa de impedir que os países realizem intercâmbios e cooperações normais por meio de pressão ou coerção está votada ao fracasso. Estão destinados a serem deixados de lado pela história e reduzidos a uma piada da comunidade internacional”, concluiu.

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!