Europa dá mais mil milhões para revolução nos transportes de Lisboa e Porto - Plataforma Media

Europa dá mais mil milhões para revolução nos transportes de Lisboa e Porto

O Governo apresenta hoje os valores finais do Programa Nacional de Investimentos 2030. Uma das matérias mais fortes é a mobilidade sustentável.

O dinheiro proveniente da União Europeia para responder à crise económica provocada pela pandemia possibilitou um reforço de mil milhões nos investimentos das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto. Pelos números a que a TSF teve acesso, a Área Metropolitana de Lisboa vai ter um investimento de 2.300 milhões de euros até 2030, sendo que, destes, 719 milhões vão para a rede de metro. Na Área Metropolitana do Porto, o investimento chega aos 1.350 milhões, com a quase totalidade do dinheiro (1.176 milhões) a ir para o metro.

João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e da Ação Climática, garante que estamos perante uma “revolução” que vai mudar muito a circulação das pessoas nas duas regiões – ao todo serão investidos 5,8 mil milhões de euros na mobilidade sustentável por transportes públicos, grande parte nas áreas metropolitanas.

Matos Fernandes, refere que, no início, a previsão era de cerca de 2.000 milhões de euros para as duas regiões, no âmbito do Programa Nacional de Investimentos 2030. No entanto, o financiamento europeu abriu as portas para um investimento mais forte na área, com cerca de 3.600 milhões a serem direcionados. O ministro detalha que em Lisboa estão previstos mais nove quilómetros de metropolitano, ao passo que no Porto, mais 28 quilómetros serão adicionados.

Contudo, o investimento em Lisboa é claramente mais expressivo. O ministro do Ambiente justificou as disparidades de investimento entre as duas áreas metropolitanas com as pretensões e planos de mobilidade apresentados por quem gere as duas áreas metropolitanas, bem como à estrutura urbana e necessidades de mobilidade em cada zona.

Related posts
Cultura

Ai Weiwei em Serralves, pela justiça ambiental

Mundo

Violenta explosão no Porto do Dubai

Lifestyle

O que levam os cocktails mais originais? Abóbora, pera rocha e até bolota

PortugalSociedade

Lisboa em contraciclo com capitais europeias

Assine nossa Newsletter