Guiné-Conacri: Líder da oposição reclama vitória nas eleições presidenciais - Plataforma Media

Guiné-Conacri: Líder da oposição reclama vitória nas eleições presidenciais

Cellou Dalein Diallo declarou-se vencedor das presidenciais deste domingo na Guiné-Conacri. O líder da oposição afirma que derrotou Alpha Condé, apesar de não terem sido ainda anunciados os resultados oficiais.

A Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) já considerou “prematura” e “nula” a reivindicação de Cellou Diallo. Aliás, as declarações do candidato aumentam o receio de violência pós-eleitoral.

“Apesar das graves anomalias que mancharam a votação e tendo em conta os resultados que saíram das urnas, sou vitorioso nesta eleição desde a primeira volta”, anunciou Cello Diallo, referindo que o resultado se baseava na contagem realizada pelo seu partido.

A CENI estima que os resultados provisórios sejam divulgados “até ao final da semana”. “A proclamação oficial, reconhecida pelas instituições, é aquela cujos resultados são proclamados pela Comissão Eleitoral e depois ratificados pelo Tribunal Constitucional”, relembrou Bakary Mansaré, vice-presidente da comissão eleitoral do país.