Início » Bolsonaro acusado de propaganda em jogo de futebol da seleção do Brasil

Bolsonaro acusado de propaganda em jogo de futebol da seleção do Brasil

Opositores do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, denunciaram hoje uma alegada “propaganda” pró-Governo durante a transmissão de um jogo de futebol da seleção brasileira num canal estatal, na noite de terça-feira.

Na primeira metade do jogo, no qual a seleção brasileira venceu o Peru, por 4 a 2, em Lima, o comentador da TV Brasil, falando em nome da direção do canal, mandou um “abraço especial” a Jair Bolsonaro.

No intervalo da partida, os telespetadores assistiram a um noticiário que destacou as ações do Governo, incluindo um discurso do polémico ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, sobre o combate aos incêndios florestais no Pantanal.

“Jogo da seleção passando no canal estatal. Narrador mandando abraço para o Presidente. No intervalo, notícias do Governo. Não, você não está na Coreia do Norte, é o Brasil mesmo”, criticou na rede social Twitter o deputado Kim Kataguiri, do partido Democratas.

Na sua coluna no portal UOL, o jornalista desportivo Rodrigo Mattos afirmou que a transmissão do jogo Peru x Brasil havia sido “uma ferramenta de propaganda do Governo Bolsonaro”.

A oposição também criticou a postura da televisão pública.

“No dia em que Carol Solberg (jogador de voleibol de praia) é proibida de se manifestar politicamente, a transmissão do jogo da seleção na TV Brasil manda um abraço a Bolsonaro e no ‘show do intervalo’ divulga os esforços do Salles para salvar o Pantanal. Dia sombrio para o desporto brasileiro”, comentou o ex-deputado federal Chico Alencar, do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL)

O político referia-se à jogadora brasileira de voleibol de praia Carol Solberg, que recebeu na terça-feira uma “advertência” por protestar numa competição contra Jair Bolsonaro, tendo sido julgada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) daquela modalidade.

Neymar, que já demonstrou abertamente o seu apoio a Jair Bolsonaro, marcou três golos nesta partida e tornou-se o segundo melhor marcador da Seleção com 64 golos, atrás de Pelé (77).

A programação desta partida das qualificações sul-americanas para o Mundial de 2022 na TV Brasil só foi anunciada uma hora antes do início do jogo.

Inicialmente, o jogo seria transmitido apenas numa plataforma ‘online’ paga.

A TV Globo, maior canal privado do país e que costumava transmitir todas os jogos da seleção nacional, havia desistido de adquirir os direitos de transmissão exigidos pela Federação Peruana de Futebol (FPF), considerando-os exorbitantes.

Segundo a imprensa brasileira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) interveio então junto da FPF para que os direitos fossem transferidos gratuitamente para a TV Brasil, para que o jogo pudesse ser assistido por um maior número de pessoas.

Alguns especialistas em media viram esse movimento como uma manobra do Governo para atingir a TV Globo, considerada altamente crítica do executivo de Bolsonaro.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!