Cinemas de São Paulo começam a montar planos para a reabertura das salas - Plataforma Media

Cinemas de São Paulo começam a montar planos para a reabertura das salas

Fechados desde meados de março, os cinemas de São Paulo trabalham com a possibilidade de reabrirem neste fim de semana. A volta das salas da capital, com protocolos rígidos de segurança, está prevista para quando cidade chegar à fase verde do Plano São Paulo, que orienta o que abre e o que fecha durante a quarentena no estado —a previsão é que isso possa ser anunciado nesta sexta-feira (9) pelo governador João Doria.

Em setembro, a prefeitura assinou os protocolos de retomada do setor cultural. As regras para os cinemas preveem capacidade reduzida a 60% do público, horário de funcionamento limitado a oito horas, obrigatoriedade do uso de máscaras, medição temperatura dos frequentadores e disponibilização de álcool em gel. Além disso, é preciso manter um distanciamento físico de 1,5 metro entre as pessoas, dentro e fora das salas, o que interdita algumas poltronas.

Petra Belas Artes, cinema localizado na rua da Consolação, confirmou a reabertura da unidade a partir de sábado (10), caso a volta dos exibidores seja confirmada. Sem muitas estreias à mão, a programação inclui clássicos como “Apocalypse Now“, de Francis Ford Coppola, de 1979 —o longa ganhou uma nova edição no ano passado, com 30 minutos a mais de duração e som remasterizado.

Com unidades na rua em shoppings, o Espaço Itaú de Cinema também sinalizou que pode voltar a funcionar. A rede diz que as atividades serão retomadas assim que as autoridades sanitárias permitirem.

Leia mais em Folha de S. Paulo

Assine nossa Newsletter