Pandemia suspendeu serviços de saúde mental em 93% dos países do mundo - Plataforma Media

Pandemia suspendeu serviços de saúde mental em 93% dos países do mundo

Inquérito realizado em 130 países fornece os primeiros dados globais que mostram o impacto devastador da Covid-19 no acesso aos serviços de saúde mental e realça a necessidade urgente de um aumento do financiamento.

A pandemia de Covid-19 interrompeu ou suspendeu serviços essenciais de saúde mental em 93% dos países do mundo, numa altura em que a procura por estes cuidados de saúde está a aumentar, revela um inquérito da OMS divulgado esta segunda-feira.

O inquérito realizado em 130 países fornece os primeiros dados globais que mostram o impacto devastador da Covid-19 no acesso aos serviços de saúde mental e realça a necessidade urgente de um aumento do financiamento.

O inquérito, que foi realizado entre junho e agosto deste ano, em 130 países das seis regiões da Organização Mundial da Saúde, avalia como a prestação de serviços mentais, neurológicos e de uso de substâncias mudou devido à Covid-19, os tipos de serviços que foram interrompidos e como os países estão a adaptar-se para superar esses desafios.

Leia mais em TSF

Este artigo está disponível em: English

Artigos relacionados
MundoSociedade

Quais são, quanto custam e que eficácia têm as vacinas para a covid-19

PortugalSociedade

Mais de metade portugueses está a "repensar" o Natal e a reduzir gastos para cerca de metade

BrasilSociedade

População negra morre mais por conta da Covid-19 no Brasil

MundoSociedade

Concentração recorde de CO2 na atmosfera apesar de confinamentos por covid-19

Assine nossa Newsletter